9 alimentos que eliminam gases e que não podem faltar em casa
Além desses alimentos serem nutritivos, eles diminuem os gases indesejáveis

Se existe uma coisa que incomoda muitas pessoas são os gases, além dos constrangimentos que esse problema acaba gerando no dia a dia. O desconforto que, na maioria das vezes, acontece após a pessoa fazer uma refeição, por isso que alguns alimentos acabam refletindo diretamente a qualidade das nossas refeições diárias com os gases.
Com isso, para amenizar esses efeitos, os hábitos alimentares saudáveis são muito importantes à digestão, assim diminuindo aquelas sensações de azia, dores no abdome e inchaços.
Além disso, é muito importante lembrar que a má digestão pode estar diretamente conectada com a produção dos gases, algum tipo de alergia alimentar ou pelo grande consumo de carboidratos.
Pensando nisso, listamos alguns alimentos que podem ajudar você a eliminar os gases, como também alguns alimentos que podem provocar esses gases indesejáveis. Aproveite!
9 alimentos para eliminar os gases
É muito importante que você entenda que durante a digestão, as bactérias do intestino fermentam o que nós comemos e por consequência são liberados os gases.
Não se preocupe, pois isso é um processo natural do nosso organismo. Porém, como alguns alimentos fermentam mais do que outros, é fundamental prestar atenção no que vai comer pois isso pode diminuir certos momentos inconvenientes.
Quais alimentos diminuem os gases?
Confira a seguir a lista de alimentos que você pode comer sem se preocupar com gases. Além desses alimentos serem nutritivos, eles diminuem os gases indesejáveis.
1 – Frutas laxativas
Esses tipos de frutas podem ajudar no bem-estar do trato intestinal, como também ajuda na diminuição da prisão de ventre e eliminação das fezes de modo adequado.
Essas frutas fazem com que as fezes não fiquem paradas no nosso organismo aumentando a produção de gases.
2 – Camomila
O chá de camomila pode ser utilizado na hora do almoço e jantar, pois ele ajuda na digestão e não apresenta grandes reações.
3 – Alecrim e Hortelã
Essas opções de ervas podem auxiliar no processo de digestão, assim, controlando a produção de ácido do nosso estômago, como também diminuindo cólicas intestinais, gases e azia. São ótimos para consumir antes das refeições.
4 – Berinjela
Esse tipo de vegetal tem baixo teor de carboidratos fermentáveis, o que ajuda o nosso organismo a produzir menos gases.
Além disso, se você procura outras opções que podem fazer o mesmo efeito da berinjela, é recomendado:
- Chuchu;
- Tomate;
- Abobrinha;
- Cenoura.
5 – Kiwi e Kefir
O kiwi, além do pequeno teor de fibras, possui baixo teor de carboidratos. Consumindo esse tipo de fruta, você ganha alta carga de antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce das células.
Já o kefir é um alimento probiótico, ou seja, ele traz micro–organismo que irão aumentar o número de bactérias “boas” no nosso intestino, assim melhorando a absorção de nutrientes.
6 – Abacaxi
É vantajoso consumir o abacaxi após as refeições, pois ele contém uma enzima chamada bromelina, que auxilia na digestão das proteínas da carne.
7 – Gengibre e Salsa
O gengibre pode ser consumido em forma de chá, adicionando nas refeições ou ralado, a preferência é sua. Ele alivia a produção de gases intestinais e estomacais.
8 – Alho
O alho é um tipo de alimento que auxilia no processo de digestão, e com isso diminui a formação de gases no organismo. Para que esse efeito aconteça, é importante você esmagar o alho e utilizá-lo como tempero em comidas ou em chás.
9 – Erva doce
Outro tipo de erva que você pode incluir nas suas refeições diárias, pois a erva doce contribui e muito para o funcionamento da digestão.
Além disso, serve tanto para evitar a formação de fases como para aliviar os sintomas. Por isso, é fundamental beber o chá antes das refeições ou se você estiver sentindo dores e inchaços, beba após a alimentação.
Veja a seguir alguns desses alimentos que podem aumentar a quantidade de gases no seu organismo, assim provocando momentos desagradáveis, confira:
- Batata doce;
- Uvas passas;
- Ameixas secas;
- Lentilhas;
- Cebola;
- Maçã;
- Leite e derivados;
- Alimentos gordurosos;
- Açúcar;
- Feijão;
- Grão de bico;
- Repolho;
- Brócolis;
- Couve-flor;
- Couve.
É importante lembrar que alguns alimentos são ricos em fibras, como a granola e os cereais integrais, que também podem causar o desconforto dos gases.
Pois, as fibras levam mais tempo para serem metabolizadas e digeridas pelas bactérias da flora intestinal, o que acaba aumentando a produção de gases intestinais.
Confira mais