Sampaio Corrêa fica no Grupo A da Copa Nordeste

Os 16 times foram divididos em dois grupos de oito, e terá oito rodadas na primeira fase - os times do Grupo A enfrenta os times do Grupo B

Por Adriano Gustavo
Publicado em 6 de dezembro de 2021 às 16:34
...

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (06), o sorteio da Copa Nordeste e o clube maranhense Sampaio Corrêa ficou no grupo A da competição. Os 16 times foram divididos em dois grupos de oito, e terá oito rodadas na primeira fase – os times do Grupo A enfrentam os times do Grupo B.

Sampaio Corrêa terá em seu grupo as equipes do Fortaleza, Sport, Atlético-BA, CSA, Campinense, Globo-RN e Sergipe.

O Grupo B é formado por Ceará, Bahia, Náutico, CRB, Botafogo-PB, Altos, Floresta-CE e Sousa-PB.

O formato segue o mesmo desde 2019. Conforme o regulamento, cada clube enfrenta os oito do grupo contrário em turno único. Os quatro melhores de cada chave avançam para a próxima fase do torneio.

Nas quartas e nas semifinais, serão disputadas partidas únicas. A grande decisão será decidida no sistema de ida e volta.

História do Sampaio Corrêa

O Sampaio Corrêa Futebol Clube foi fundado no dia 25 de março do ano de 1923 na residência de Inácio Coxo, localizada em uma das ruas do Bairro do Lira, que dão acesso à Rua do Passeio (Bairro São Pantaleão ). Tudo começou quando um grupo de jovens peladeiros resolve criar a Associação Sampaio Corrêa Futebol Clube, sendo escolhida e composta a sua primeira Diretoria pelos desportistas.

  • Presidente: Abrahão Andrade
  • Vice Presidente: Luis Vasconcelos
  • Primeiro Secretário: João Almeida
  • Segundo Secretário: Plasco Moraes Rego
  • Tesoureiro: Valdemar Zacaria de Almeida
  • Diretor de Esportes: Almir Vasconcelos
  • Auxiliar da Diretoria: Manoel Brasil

O nome Sampaio Corrêa surgiu em homenagem ao Hidroavião Sampaio Corrêa II, que apontou na cidade de São Luís, na Praia do Caju, atual Avenida Beira Mar, no dia 12 de dezembro de 1922, sob o comando do piloto brasileiro Pinto Martins e do americano Walter Hinpton. Os dois tentavam realizar a primeira ligação aérea entre as Américas, levantando vôo dos Estados Unidos para o Brasil.

O uniforme oficial do clube foi inspirado na camisa do Fluminense do Rio de Janeiro, e estilizado por Gervásio Sapateiro, nas cores amarelas, verde e vermelha. Os calções eram de cor cáqui e meiões cinza, baseados nos macacões e polainas dos pilotos Walter Hinpton e Pinto Martins, que usavam também camisas verde/amarela e vermelha / branca inspiradas nas bandeiras brasileira e norte-americana.

Ao longo de sua história o Sampaio Corrêa foi conhecido por diversas denominações. Primeiramente foi AURIRUBRO, devido a camisa ser amarela com detalhes vermelhos; posteriormente como Tricolor de São Pantaleão, Esquadrão de Aço, Tricolor de Aço, Mais Querido da Cidade, Bolívia Querida e Tubarão.

© SDC - Todos os diretos reservados.