Plantonistas do Hospital da Ilha reclamam de atraso nos salários

Uma paralisação pode ser deflagrada a qualquer momento pelos médicos plantonistas das UTIs adulto do recém-inaugurado Hospital da Ilha, que não podem mais silenciar diante das circunstâncias desafiadoras que enfrentam. Por meio de seus canais de comunicação, eles expressam uma profunda indignação em relação à falta de compromisso com sua classe, bem como as condições adversas que têm enfrentado no exercício de suas funções vitais.

Inaugurado com a promessa de ser uma referência de agilidade e qualidade no atendimento à sociedade desde abril de 2022, o Hospital da Ilha tem deixado a desejar. Os médicos plantonistas relatam diversos problemas, incluindo:

  • Atrasos salariais que ultrapassam 90 dias, sem uma definição clara de datas para regularização;
  • Valores de plantão para os médicos das UTIs abaixo dos praticados em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e até mesmo inferiores a outras UTIs de referência no Estado do Maranhão, apesar da complexidade e intensidade do cuidado prestado;
  • Condições precárias e insalubres nas instalações, chegando ao ponto de médicos e outros funcionários serem alocados ao chão por falta de colchões;
  • Escassez de materiais e insumos básicos para o desempenho de suas funções, como papel e tinta para impressora.

Essas questões já foram comunicadas aos superiores do hospital em diversas ocasiões, mas a falta de ações concretas tem aumentado a frustração entre os médicos.

Através de uma declaração pública, os médicos plantonistas das UTIs adulto do Hospital da Ilha almejam chamar a atenção da população para as dificuldades que estão enfrentando. Eles destacam a falta de compromisso da gestão pública, incluindo a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão e a EMSERH, com as necessidades e bem-estar daqueles que estão na linha de frente do atendimento hospitalar.

O Difusora On, solicitou pronunciamento da Secretaria de Estado, por meio da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), que informou que as denúncias não procedem, os pagamentos estão sendo realizados dentro do previsto e que os insumos estão de acordo com a demanda.

Tags: EMSERH, governo do Maranhão, Hospital da Ilha, Maranhão, utis