Coronavírus se espalha como nunca antes nas Américas, diz Opas

Continente americano teve 7,2 milhões de novos casos na semana passada

Por Agência Brasil
Publicado em 20 de janeiro de 2022 às 07:17
...

As infecções pela covid-19 atingem novos picos no continente americano, com 7,2 milhões de novos casos e mais de 15 mil mortes relacionadas à doença na semana passada, afirmou a Organização Panamericana de Saúde (Opas) na quarta-feira. 

“O vírus se espalha mais ativamente como nunca antes”, afirmou a diretora da Opas, Carissa Etienne, em um briefing

O Caribe teve o aumento mais brusco de infecções desde o início dos dois anos de pandemia, afirmou a agência regional. Na América do Norte, os Estados Unidos e o Canadá passam por um surto de hospitalizações pela covid-19. 

Por conta de uma escassez de testes, a Opas recomendou que os países do continente priorizem os testes rápidos de antígenos para pessoas com sintomas de covid-19 e que estejam correndo risco de espalhar o vírus. 

Embora mais de 60% da população latino-americana e caribenha esteja completamente vacinada contra a covid-19, a variante Ômicron se espalha rapidamente por todas as regiões, afirmou o gerente de Incidentes da Opas, Sylvain Aldighieri. 

O avanço da variante nas próximas semanas e meses irá depender das medidas de saúde pública para contê-la, inclusive o uso de máscaras e do distanciamento social, além de, principalmente, a vacinação para reduzir a gravidade de casos e hospitalizações de covid-19, disse Aldighieri. 

© SDC - Todos os diretos reservados.