Desmatamento no Maranhão cresceu 14% em 2021
O estado ocupa o 7º lugar no número de desmatamentos

O desmatamento no Maranhão cresceu cerca de 14% em 2021 em relação a 2020, a maior porcentagem dos últimos anos. Esse crescimento corresponde, em termos de comparação, ao espaço equivalente a 26 campos de futebol.
Segundo o governo estadual, o Maranhão ocupa o 7º lugar, no período de 2018 a 2021, em relação aos nove estados do bioma Amazônia, no que se refere ao desmatamento.
Os dados do Sistema de Alerta de Desmatamento do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) mostram que no ano de 2021, dos nove estados que compõem a Amazônia Legal, apenas o Amapá não apresentou aumento do desmatamento em relação a 2020.
Além de superar a devastação registrada no ano anterior, os estados, incluindo o Maranhão, tiveram as maiores áreas de floresta destruídas em dez anos.