Doenças cardiovasculares: saiba quais são os diagnósticos e tratamentos

Existe uma forma de evitar essa patologia? “Sim, a atividade física regularmente, alimentação saudável, são algumas formas de evitar e prevenir essa doença", informou a especialista

Por Assessoria
Publicado em 12 de maio de 2022 às 16:26
...

A má alimentação e a falta de exercício físico podem ser fatores primordiais para o desenvolvimento de problemas cardiovasculares. Atenção para os sinais que podem ser silenciosos e acabam passando despercebidos. O cardiologista do Sistema Hapvida, Alexandre Oliveira, pontuou alguns dos principais sintomas que são:

“Os principais indícios de que a pessoa está com algum problema cardiovascular ou algum grau de entupimento nas artérias do coração, é a dor no peito, como se fosse uma queimação, principalmente, quando pratica alguma atividade física ou esforço, perda do rendimento durante a atividade física, quando a pessoa já está habituada e quando vai realizá-la, acaba não conseguindo ou tendo uma grande exaustão”.

Existe uma forma de evitar essa patologia? “Sim, a atividade física regularmente, alimentação saudável, sono regulado, controle do estresse e ansiedade e fazer consultas periódicas com o médico para a identificação precoce, para a realização do tratamento antes de qualquer fatalidade”, informou o especialista.

Diagnóstico

Quando o paciente se direciona ao hospital com os principais sintomas, é indicado uma bateria de exames para fazer o diagnóstico.

Os exames solicitados são:

Ecocardiográfico;

Teste ergométrico;

Monitorização ambulatorial de pressão arterial – MAPA;

Holter;

Cintilografia do Miocárdio.

“Quando é diagnosticado um infarto agudo do miocárdio ou sinais de que a artéria está entupida, é feito o cateterismo, e após uma análise desse cateterismo escolhemos se o tratamento será feito com implante de stent ou será apenas medicamentoso, ou em casos mais graves um procedimento cirúrgico”, explicou o especialista sobre os procedimentos clínicos.

Para ser decidido qual procedimento será utilizado, devem ser levadas em consideração a quantidade de artérias obstruídas, complexibilidade da obstrução e onde ela está ocorrendo.

© SDC - Todos os diretos reservados.