PRF apreende carga ilegal de quase 100 pássaros silvestres na BR-316, em Caxias

Na manhã deste domingo (15), os pássaros silvestres foram entregues no IBAMA em Teresina-PI

Por Adriano Gustavo
Publicado em 15 de maio de 2022 às 12:04
...

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu na noite deste sábado (14), uma carga ilegal com cerca de 99 pássaros silvestres na BR-316, no município de Caxias, a 368 km de São Luís.

Segundo a PRF, por volta das 23h, a equipe deu ordem de parada a uma picape que transportava no compartimento de carga várias caixas de plástico. Durante a abordagem, os policiais desconfiaram do que estava sendo transportado no compartimento de carga em várias caixas de plástico. O condutor informou que eram caixas vazias utilizadas para armazenar animais exóticos que ele trouxe de Fortaleza/CE para vender no estado do Maranhão.

Durante a fiscalização, a PRF encontrou, em gaiolas escondidas entre as caixas, 95 pássaros da espécie Curió e quatro pássaros da espécie Trinca-ferro Cinza. Ainda segundo a polícia, os animais estavam em pequenos espaços e privados de comida e água.

O homem assinou um termo circunstanciado de ocorrência e foi liberado sob a condição de comparecer em juízo quando convocado pelas ocorrências de matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre; e praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais.

Na manhã deste domingo (15), os pássaros silvestres foram entregues no IBAMA em Teresina-PI. Lá eles irão receber o tratamento adequado e possivelmente serão reinseridos na natureza, de onde foram retirados ilegalmente.

© SDC - Todos os diretos reservados.