Filme “Mar de Lixo” denuncia questões ambientais no Maranhão

O filme aborda questões sobre as consequências do descarte do lixo inadequado, a importância de preservar a água e o meio ambiente

Por Adriano Gustavo
Publicado em 10 de junho de 2022 às 16:08

O filme-documentário “Mar de Lixo” foi lançado nesta quinta-feira (10) durante a programação especial em alusão a semana do meio ambiente realizada no Shopping São Luís. O documentário denuncia a realidade da maioria dos municípios maranhenses, e tem a finalidade de contribuir no apontamento de soluções para o problema do destino dos resíduos sólidos no Estado.

O filme aborda questões sobre as consequências do descarte do lixo inadequado, a importância de preservar a água e o meio ambiente. De acordo com o levantamento realizado pela produção do documentário, no Brasil, mais de 255.965 toneladas de lixo são produzidas diariamente,​ com apenas 2,1% sendo reciclado. Desse valor, mais de 1.400 toneladas são produzidas em São Luís.

Na Ilha, cerca de 1,37 Kg de lixo é produzido por pessoa, com a coleta de 1,7 milhões de toneladas por dia de resíduo reciclável e 800 toneladas de resíduo domiciliares são coletados por dia na capital maranhense. E 40% de todo o resíduo gerado em São Luís vai parar nos mares, rios e oceanos. Confira:

© SDC - Todos os diretos reservados.