Aprenda como fazer a receita de Brownie sem açúcar

A combinação do chocolate do brownie com um sorvete geladinho é maravilhosa

Por Suelem Thamires
Publicado em 14 de junho de 2022 às 16:39
...

A receita original de brownie vem lá dos Estados Unidos e é um bolo molhadinho, com muito chocolate, que tem uma casquinha irresistível. A combinação do chocolate do brownie com um sorvete geladinho é maravilhosa.

Infelizmente, nem todos podem comer porque leva muito açúcar em seu modo de preparo e acaba sendo uma receita que precisa ser consumida com moderação. Então, hoje te ensinaremos essa versão de Brownie sem açúcar, que mostra que podemos fazer versões diferentes de um mesmo preparo e, ainda assim, manter as características originais.

Ingredientes para fazer Brownie sem açúcar:

  •  150 gramas de Chocolate 53% cacau
  •  90 gramas de Manteiga
  •  1 unidade de Banana
  •  2 unidades de Ovos
  •  20 gramas de Cacau em pó
  •  70 gramas de Farinha de trigo (½ xícara)
  •  2 gramas de Sal
  •  1 punhado de Gotas de chocolate

Em um recipiente, comece misturando a farinha de trigo, o cacau em pó e o sal. Reserve. Dica: Aqui, gosto de utilizar o fouet para a mistura ficar bem uniforme e sem grumos.

Em outro recipiente, bata os ovos com auxílio de um garfo e depois acrescente a banana bem amassada. Reserve.

Dica: Dica: É importante que a banana amassada esteja na consistência de uma pasta, assim a massa irá assar por igual. Coloque o chocolate 53% e a manteiga em uma tigela de vidro e leve para derreter em banho maria. Misture.

Para fazer o banho maria, coloque a tigela dentro de uma panela com água e deixe em fogo médio até que os ingredientes tenham derretido. Tome cuidado para que não entre água na tigela, senão o chocolate pode endurecer e não poderá ser usado nos próximos passos.

Agora, adicione a mistura da banana + ovo aos ingredientes secos. Prepare-se para misturar tudo. E, por último, acrescente o chocolate e a manteiga. Misture bem até que fique homogêneo. Coloque a massa em um tabuleiro (20cm x 18cm) com papel manteiga e espalhe bem.

Se quiser, finalize com gotinhas de chocolate por cima. Leve ao forno, 180 graus por 20 minutos. Para saber se seu brownie está no ponto, ele terá formado uma casquinha na superfície. Use um palito para espetar, caso ele saia seco, mas um pouquinho com a massa, está no ponto. Se sair todo limpo, é porque seu brownie passou do ponto e assou demais.

© SDC - Todos os diretos reservados.