Saiba como preparar um saboroso Mungunzá tradicional

Seu preparo é simples e econômico e uma delícia típica do tempo de nossas avós, por isso não admira que tenha gostinho de infância

Por Suelem Thamires
Publicado em 14 de junho de 2022 às 18:07
...

Se você estranhou o nome desta receita, provavelmente está se questionando o que é mungunzá. Neste caso estamos falando de um doce de milho branco ou amarelo recebe o nome de canjica no sudeste brasileiro e mungunzá no nordeste e faz as delícias de todos sobretudo nas Festas de São João, também conhecidas como Festas Juninas.

Seu preparo é simples e econômico e uma delícia típica do tempo de nossas avós, por isso não admira que tenha gostinho de infância.

Como fazer Mungunzá tradicional:

Como se faz mungunzá? Comece hidratando o milho em água durante a noite, para que fique bem macio e seja mais fácil e rápido preparar este docinho. Após o tempo indicado, enxague o milho e escorra.

Cozinhe o milho de mugunzá na panela de pressão com 2 litros de água filtrada, os cravinhos e o pau de canela durante 45 minutos após pegar pressão.

Dica: também pode preparar o mungunzá na panela comum mas, nesse caso, será necessário mais tempo e mais água.

pós esse tempo escorra a água do cozimento da canjica e junte o leite, o leite de coco, o coco e o açúcar na panela. Leve de novo ao fogo, mexendo de vez em quando, até engrossar – poderá levar cerca de 30 minutos para que o caldinho do mungunzá fique bem cremoso.

Dica: quando o munzungá começar engrossando não pare de mexer, para evitar que queime no fundo.

Depois do passo anterior seu mungunzá tradicional está pronto, simples assim! Sirva morno ou frio, polvilhado com canela, e delicie-se com esta sobremesa de milho. Bom apetite!

Agora que você sabe como fazer mungunzá doce, confira também estas variações da receita de mugunzá e canjica aqui no TudoReceitas:

© SDC - Todos os diretos reservados.