Terceira idade: saiba os prejuízos da deficiência de vitaminas

Para quem chegou na melhor idade, é aconselhável identificar quais as formas naturais de repor o cálcio

Por Assessoria
Publicado em 5 de agosto de 2022 às 16:48
...

Fadiga, cansaço e alguns problemas de saúde, tudo chega com o decorrer da idade e de forma quase inevitável adquirimos alguns problemas de saúde, principalmente quando não tivemos um maior cuidado e assistência durante a juventude. Uma das principais queixas entre idosos é a deficiência de certas vitaminas que são fundamentais para o bom funcionamento do corpo.

A coordenadora do curso de odontologia do Centro Universitário Estácio São Luís, Karine Figueiredo, aponta sobre a perda de dentes em idosos. “A média é de 13 dentes perdidos na faixa etária dos 35 aos 44. O número de dentes perdidos aumenta com a idade, sendo 2,5 vezes maior na classe social de baixa renda, pessoas sem acesso a um tratamento, a orientações de saúde bucal, ficando claro o papel social na determinação da perda dentária”, informou a especialista.

É necessário um trabalho de conscientização e até mesmo ajuda social para que todos tenham acesso a produtos de higiene bucal, que é um dos maiores aliados para prevenir cáries. Além disso, a detecção precoce de fatores que podem influenciar essa perda dentária é de extrema importância.

Além da falta de higiene bucal, a deficiência em algumas vitaminas pode potencializar essa perda. “Quando uma pessoa não consome cálcio, fósforo e vitamina D suficientes, ela pode vir a ter ossos e dentes mais fracos e menos densos. Isso pode levar à osteoporose e outras complicações de saúde, como cáries e perda dentária”, pontuou Karine.

Para quem chegou na melhor idade, é aconselhável identificar quais as formas naturais de repor o cálcio. Pensando nisso, listamos algumas opções:

Saiba as fontes de cálcio:

Leite integral líquido e em pó;

Leite de cabra;
Leite desnatado;
Iogurte natural;
Iogurte desnatado;
Sardinha sem pele;
Queijo mussarela;
Queijo ricota;
Ovos.

© SDC - Todos os diretos reservados.