No Dia do Nutricionista, especialista dá dicas de alimentação que fazem toda a diferença na saúde

Comidas ultra processadas que, segundo os nutricionistas, devem ser evitadas

Por Assessoria
Publicado em 31 de agosto de 2022 às 10:12
...

Comer de forma saudável sempre foi um grande desafio para as famílias brasileiras, que muitas vezes sofrem com a falta de tempo e dinheiro na hora de montar o cardápio semanal. Comidas ultra processadas que, segundo os nutricionistas, devem ser evitadas, ganham os lares por serem opções de rápido preparo e consumo.
Um estudo da Universidade de São Paulo (USP), publicado no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, apontou que uma alimentação desse tipo pode oferecer 45% de risco de obesidade, além de 52% no acúmulo de gordura abdominal e 63% de chance para gordura visceral, entre os órgãos internos para adolescentes.

A importância do profissional nutricionista

Com o papel de orientar a população sobre os efeitos positivos ou negativos dos alimentos no organismo, o nutricionista tem o seu dia comemorado nesta quarta-feira (31). A data é alusiva à criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), fundada em 31 de agosto de 1949. Pensando nisso e aproveitando a importante data, a nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário Estácio São Luís, Monique Nogueira, dá várias dicas de consumo saudável e mostra a importância do profissional para o bem-estar da população.

Monique explica que o nutricionista tem como missão a promoção de hábitos alimentares saudáveis e manutenção da qualidade de vida das pessoas, visto que o profissional é o único capaz e habilitado a prescrever dietas e entender a necessidade de cada indivíduo, através de uma avaliação prévia detalhada, para assim implantar um plano alimentar equilibrado e assertivo.

“Com um consumo mais saudável dos alimentos, as pessoas aumentam a qualidade de vida e previnem inúmeras doenças. O trabalho do nutricionista, aliado a outros hábitos positivos, como exercitar o corpo e manter com regularidade um ótimo sono, por exemplo, diminui os riscos de desenvolver enfermidades e promove o bem-estar na rotina”, completa a especialista.

Dicas de alimentação saudável

A coordenadora de Nutrição da Estácio indica sempre o consumo de alimentos naturais, baseados em frutas, verduras e legumes frescos, que devem ser priorizados e são a escolha ideal na montagem do plano alimentar.
Enquanto alguns alimentos devem ser prioridade, outros precisam ser evitados. As comidas industrializadas são um exemplo disso, já que estão sobrecarregadas de aditivos químicos, como os conservantes e corantes, que distanciam os alimentos da característica original natural. Vale também a preocupação com as comidas que exageram no sal, açúcar e gordura em sua composição.

© SDC - Todos os diretos reservados.