Dia nacional da banana: a fruta da qual se aproveita até a casca

quando incluída no cardápio a banana pode colaborar com a redução da pressão arterial

Por Assessoria
Publicado em 21 de setembro de 2022 às 10:40
...

Não é a toa que a banana é a fruta mais consumida pelos brasileiros. Do café da manhã ao jantar, do almoço à sobremesa, essa fruta tão versátil vai bem tanto em pratos doces quanto em salgados, em chás para auxiliar o sistema digestivo e até mesmo em sobremesas típicas do almoço de domingo.
Você sabia que, quando incluída no cardápio a banana pode colaborar com a redução da pressão arterial, auxiliar na digestão e evitar cãibras musculares? Isso porque ela é rica em vitaminas do Complexo B, além de vitamina C e potássio. Até mesmo a casca da fruta pode ser aproveitada, conforme explica o chef do Spazio Mateus, Antônio Alcântara.
“Geralmente, nós utilizamos a polpa e esquecemos a casca. Mas com a casca da banana é possível fazer chás, farofa para empanar e até mesmo um tipo de filé”, enumera.
Confira a seguir duas receitas: o filé de casca de banana, preparado pelo chef Antônio Alcântara, e a torta banoffee, que é preparada pelo chef júnior Francisco Rocha e é uma das preferidas na praça de alimentação do Mateus.

FAROFA DE CASCA DE BANANA
Esta é para aproveitar as cascas da fruta que você utilizou em outra receita. Deixe as cascas da banana secando ao sol por cerca de duas horas, ou asse-as no forno aquecido a 220°C por cerca de seis minutos. “Esse tempo é suficiente para a casca ficar sequinha. O segredo é assar e não fritar”, orienta o chef.
Depois que a casca já estiver bem crocante, é só bater no liquidificador. O resultado será uma farinha fina, que você pode usar para empanar pratos à milanesa, por exemplo. E, se você misturar com cebola, alho, sal e um pouco de óleo, terá uma deliciosa farofa para acompanhar outros itens do cardápio.

TORTA BANOFFEE
Dois pacotes de biscoito doce, triturados no liquidificador;
Três colheres de sopa de manteiga ou margarina;
Uma lata de doce de leite;
200ml de chantilly
Seis bananas grandes

Modo de preparo:
Misture os biscoitos com a manteiga ou margarina até obter uma farofa úmida. Espalhe essa mistura no fundo de uma forma (de preferência, com fundo removível) e leve ao forno pré-aquecido a 220°C por cerca de dez minutos. Deixe esfriar.
Depois que a massa esfriar, espalhe o doce de leite por cima, acrescente as bananas cortadas em rodelas e, por fim, o chantilly. Para melhorar a apresentação e o sabor, você pode finalizar com cacau ou canela em pó ou, ainda, com raspas de chocolate. Está pronto. Aproveite!

© SDC - Todos os diretos reservados.