Aeroporto de São Luís é um dos cinco aeroportos com mais risco de acidentes com pipas
Empinar pipa é uma brincadeira muito comum em espaços abertos da cidade, porém, em aeroportos, oferece riscos para a aviação

Dentre todos os aeroportos administrados pelo Grupo CCR no Brasil, o Aeroporto Marechal Cunha Machado, em São Luís, é um dos cinco que possui mais riscos de acidentes com pipas.
Desde março de 2022, já foram identificadas 61 ocorrências com pipas nos aeroportos administrados pelo Grupo CCR. Os problemas foram identificados em Pampulha-MG, Navegantes-SC, Goiânia-GO, Teresina-PI e São Luís-MA.
Empinar pipa é uma brincadeira muito comum em espaços abertos da cidade, porém, em aeroportos, oferece riscos para a aviação.
Segundo Luís Spanner, responsável pela área de Segurança Operacional da CCR Aeroportos, as pipas podem causar interferências nos voos pelo risco de serem absorvidas pelo motor da aeronave ou enroscar na hélice dos helicópteros, além de danificarem componentes essenciais desses equipamentos.
Além disso, a queda de pipas dentro do perímetro aeroportuário pode levar crianças e adolescentes a adentrarem nestes locais, causando incidentes.