Criminosos roubam obra de arte avaliada em R$ 1 milhão de igreja em Barreirinhas
Pintura a óleo estava exposta Igreja Católica Nossa Senhora da Conceição, em Barreirinhas

Bandidos invadiram a Igreja Católica Nossa Senhora da Conceição, em Barreirinhas, cidade que faz parte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, e levaram uma pintura a óleo, avaliada em mais de R$ 1 milhão. O crime ocorreu na madrugada desse domingo (13).
A obra intitulada “O Batismo” é datada de 1922 e retrata o batismo de Jesus em tamanho natural. A pintura é da artista plástica Ruth Machado da Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro – filha do Estadista Maranhense Francisco da Cunha Machado.
Ao Difusora ON, o padre José de Ribamar Almeida, que é o responsável pela paróquia da cidade, contou que a igreja é um dos pontos turísticos mais acessados da região, o que dificulta qualquer tipo de percepção sobre a ação dos criminosos.

“Com a igreja é um ponto turístico da cidade, nós recebemos milhares de pessoas. Então, não tem como levantar suspeitas sobre um ou outro visitante”, comentou.
O pároco explicou que antes de arrombarem o gradeado da paróquia, os criminosos tentaram invadir a igreja fazendo buracos na parede, o que não funcionou devido a estrutura reforçada. Por volta das 3h, os bandidos conseguiram invadir e roubar a imagem histórica de aproximadamente 102 anos.
“Eles devem ter usado um pé de cabra pra afastar a grade o suficiente para uma pessoa magra passar e destrancar tudo por dentro, porque a porta não foi arrombada, mas sim aberta”, revelou o padre.
A Polícia Civil está investigando o caso. Imagens de câmeras de vídeo monitoramento estão sendo usadas para identificar os suspeitos do crime. Qualquer informação sobre o crime pode ser repassada a polícia ou à própria paróquia.