Por que ficamos com gosto de sangue na boca?

Se o problema persistir, busque um médico para descobrir a causa do sintoma

Por Redação
Publicado em 30 de novembro de 2022 às 11:27
...

O paladar é um dos sentidos mais importantes do corpo humano, afinal, é pela percepção de sabores que sentimos os diferentes gostos. Mas essas sensações também podem ajudar a nos manter saudáveis.

O gosto de sangue na boca – ou gosto de ferro – pode ser causado por diferentes problemas de saúde, ou até efeitos colaterais de alguns remédios. Então, se você não sofreu com um machucado na boca, a sensação pode ter se originado por diferentes causas.

O que significa sentir gosto de sangue na boca?

Um dos motivos mais óbvios são ferimentos na boca, mas o gosto também é comumente causado por problemas relacionados à higiene bucal. Contudo, o gosto metálico também pode ser causado por alguma anormalidade no organismo da pessoa – caso o sabor de ferro não suma em poucos dias, é necessário procurar um médico.

Ou seja, é importante buscar um dentista ou otorrinolaringologista para entender a motivação do sangramento ou do gosto metálico. Comumente, a sensação também pode ser causada por conta de inflamação nas gengivas, que comumente podem sangrar ao escovar os dentes.

Higiene bucal

Uma das principais causas do gosto de sangue na boca é a falta de higiene bucal, que pode ser responsável por causar gengivite e periodontite. Esses dois exemplos costumam gerar sangramentos, principalmente, após a escovação dos dentes ou do uso do fio dental.

Medicamentos e suplementos

Um dos fatores que também pode causar o gosto metálico na boca é o uso de alguns medicamentos, como remédios para tratamento de osteoporose, glaucoma, depressão e até vício em nicotina. Normalmente, as medicações que mais causam essa sensação são os antibióticos, mas outros tipos remédios podem afetar o gosto.

Suplementos e vitaminas à base de ferro também costumam ser uma das motivações do sabor metálico na boca. Felizmente, nesses casos, o sabor é temporário.

Sinusite

O olfato e paladar estão completamente ligados e, por isso, alergias ou até a sinusite podem ser responsáveis pelo gosto metálico na boca. Resfriados, rinites, e outros problemas que bloqueiam o olfato, também podem causar o problema.

Problemas gástricos

O aumento do ácido no estômago, responsável pelo refluxo, pode ser uma das causas do gosto de ferro na boca. Aqueles que sofrem com problemas gástricos também podem sentir falta de apetite, enjoos e dor no estômago.

Fígado, rins ou diabetes

O abuso de bebidas alcoólicas pode causar problemas no fígado, o que pode afetar diretamente o paladar, causando sabores amargos e ferrosos na boca – as doenças mais comuns do órgão são cirrose, hepatite e enantematosa hepática.

Diabetes, insuficiência renal e outros problemas renais também podem ser a causa do gosto, já que o acúmulo de resíduos nos rins provoca perda de apetite, mau hálito e o sabor metálico.

Gravidez

Não são todos os casos, mas algumas mulheres podem sentir uma mudança no paladar e olfato durante a gravidez. As alterações dos hormônios costumam afetar o organismo e, assim, algumas mães costumam sentir o sabor de sangue durante a gestação do bebê.

Câncer

Pacientes com câncer também costumam sentir a alteração no paladar, mas não pelo câncer em si. Além de causar enjoos e efeitos colaterais, os tratamentos contra diferentes tipos de carcinoma também costumam causar a sensação do sabor metálico – ao acabar o tratamento, a alteração costuma desaparecer.

O que fazer para tirar o gosto de ferro da boca?

Se você está sentindo gosto de sangue ou de ferro, antes de tudo, é necessário procurar um dentista, ou otorrinolaringologista, para entender se realmente trata-se de sangue. Se não, eles podem indicar outros especialistas que poderão tratar do seu caso.

Como se trata de um sintoma causado por diferentes condições, o diagnóstico pode ser realizado por meio de exames nos dentes, ouvidos, nariz, garganta, ou por outros testes que o médico especialista achar necessário.

De qualquer forma, é fundamental destacar que cuidar da higiene bucal é de extrema importância para evitar o gosto de sangue na boca. Muitas vezes, a sensação pode ser resolvida com o cuidado da saúde bucal, contudo, busque um médico se o problema persistir.

Com informações de TecMundo

© SDC - Todos os diretos reservados.