Retrospectiva Spotify: veja os 10 podcasts mais ouvidos de 2022

Confira a lista e aproveite para escutar alguns episódios

Por Redação
Publicado em 30 de novembro de 2022 às 17:36
...

A plataforma Spotify divulgou a sua tão esperada retrospectiva do ano, que é quando conhecemos quais foram as músicas e podcasts mais ouvidos pelos usuários do serviço.

Neste texto, trazemos os 10 podcasts mais acompanhados pela audiência, divididos em duas categorias: os brasileiros e os que têm maior alcance mundial. Confira a lista e aproveite para escutar alguns episódios!

Podcasts Brasileiros

O Brasil é um país enorme e, com isso, diversos criadores de conteúdos trabalham dia após dias em plataformas digitais. Esse é o caso do Spotify, que conta com grandes nomes brasileiros produzindo podcasts de qualidade. Veja alguns deles:

1. Podpah

Podpah é um podcast de entrevistas comandado por Igor Cavalari (Igão) e Thiago Marques (Mítico), que definem o seu espaço como “o canal mais zica da internet”. No Youtube, o Podpah tem mais de 6 milhões de inscritos.

Dentre os convidados famosos, estão o presente eleito Lula, o ator Lázaro Ramos e o comediante Whindersson Nunes. Ele existe desde 2020 e foi o primeiro a usar a funcionalidade de vídeo no Spotify no Brasil.

2. A Mulher da Casa Abandonada

Produzido e narrado pelo jornalista Chico Felitti, A Mulher da Casa Abandonada é um podcast investigativo. A trama – real – é formada por uma mulher, a qual vive em uma casa toda destruída e que, conforme descobrimos, é foragida da polícia americana. A acusação: manter uma funcionária em condições análogas à escravidão.

Este podcast bombou em 2022 e gerou muita repercussão sobre o caso, bem como sobre os detalhes do trabalho feito por Felitti – que também esteve à frente dos podcasts Além do Meme e Isto Está Acontecendo.

3. Mano a Mano

Atualmente em sua terceira temporada, Mano a Mano é um podcast original do Spotify que traz entrevistas em profundidade feitas pelo rapper Mano Brown, um dos artistas à frente do grupo Racionais MCs.

Quase sempre, os convidados do programa são pessoas negras que discutem assuntos ligados às questões raciais e às desigualdades brasileiras.

4. Café da Manhã

Café da Manhã é um podcast original do Spotify produzido em parceria com o jornal Folha de São Paulo.

Ele traz episódios diários de cerca de trinta minutos em que se faz uma análise sobre algum fato relevante que esteja acontecendo no Brasil e no mundo. Por fim, apresenta um resumo das principais notícias ocorridas no dia anterior.

5. Psicologia na Prática

Psicologia na Prática é um podcast semanal criado pela psicóloga catarinense Alana Anijar, que é especialista em Terapia Cognitivo Comportamental. 

podcast aborda sobre assuntos como autoconhecimento, amor, relacionamentos e os tantos dilemas da vida adulta, e é direcionado especialmente ao público jovem entre 18 a 24 anos.

Podcasts Mundiais

É claro que não poderíamos deixar os podcasts mais ouvidos ao redor do mundo inteiro de fora. Afinal, são pessoas de diversas culturas reunidas para escutar assuntos únicos. Confira:

1. The Joe Rogan Experience

Lançado em 2009, The Joe Rogan Experience é um podcast apresentado pelo comediante e apresentador de televisão americano Joe Rogan. Desde 2020, os episódios foram licenciados exclusivamente para o Spotify.

Ele traz longas entrevistas entre Rogan com convidados como comediantes, atores, lutadores (Rogan é um apaixonado por artes marciais), músicos, entre muitos outros.

2. Call Her Daddy

Call Her Daddy é um podcast focado em conselhos sobre relacionamentos, mas com uns bons toques de comédia. Ele foi criado em 2018 por duas amigas que eram antigas colegas de quarto da faculdade: Sofia Franklyn (que saiu em 2020) e Alexandra Cooper.

podcast assinou um contrato milionário com o Spotify em 2021, tornando-se exclusivo da plataforma e fazendo Alexandra Cooper ser reconhecida como a podcaster mais bem paga do planeta. Realmente não tinha como ficar de fora dessa lista, né?

3. Anything Goes with Emma Chamberlain

Com apenas 21 anos, Emma Charmberlain se tornou uma celebridade da internet por conta de Anything Goes with Emma Chamberlain, um podcast semanal em que ela divide com os ouvintes suas ideias sobre qualquer assunto.

Emma grava – supostamente – direto da própria cama e fala sobre filosofia, distribui conselhos ou simplesmente conta alguma história que ela rememora do passado.

4. Caso 63

Caso 63 é uma audiossérie chilena de ficção científica, original do Spotify. Ela conta a história de uma psiquiatra que registra as sessões de um enigmático paciente, a que registra como “Caso 63”, que diz ser um viajante do tempo.

Em pouco tempo, as coisas começam a ficar bastante estranhas. No Brasil, ela foi adaptada como Paciente 63 e narrada por Mel Lisboa e Seu Jorge.

5. Crime Junkie

Mas claro que o gênero true crime não poderia ficar fora desta. lista dos mais ouvidos. Ele aparece aqui com Crime Junkie, um podcast produzido e apresentado desde 2017 por Ashley Flowers e Brit Prawat, duas amigas que cresceram juntas.

Elas recontam as histórias de crimes reais conhecidos ou não e se orgulham de ter agrupado uma comunidade de fãs que se junta para apoiar várias causas.

Para acessar todos estes podcasts e muitos outros, basta entrar na plataforma do Spotify. Aproveite e embarque no sentimento de final de ano ao fazer o seu

© SDC - Todos os diretos reservados.