EUA, Japão e Coreia do Sul anunciam novas sanções contra Coreia do Norte

Restrições englobam indivíduos e fabricantes de armas de destruição em massa.

Por Redação
Publicado em 2 de dezembro de 2022 às 13:52
...

Os governos dos Estados Unidos, Japão e Coreia do Norte anunciaram, na madrugada desta 6ª feira (2.dez), novas sanções contra a Coreia do Norte. A iniciativa acontece em meio ao alto número de testes balísticos realizados por Pyongyang e à ameaça constante do uso de armas nucleares pelo país.

As autoridades norte-americanas, por exemplo, congelaram ativos de alguns indivíduos no país. A Coreia do Sul, por sua vez, anunciou restrições contra sete norte-coreanos e oito entidades, sendo parte ligada ao desenvolvimento de armas de destruição em massa. Todos os sancionados também já estão sob restrição dos EUA. 

O mesmo foi feito pelo Japão, que aplicou sanções contra três empresas, incluindo o Grupo Lazarus, suspeito de realizar ataques cibernéticos. As autoridades ainda adicionaram à lista um cidadão norte-coreano, que foi identificado como representante do Departamento da Indústria de Munições, responsável por produzir armas de destruição em massa.

As ações dos países, que formaram aliança recentemente, visam conter, além do número sem precedentes de testes de mísseis e artilharia, a ameaça nuclear. Isso porque o governo norte-coreano já expressou o desejo de implantar armas nucleares no plano de defesa do país, aumentando a tensão internacional.

No início deste semana, o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, alertou que, caso a Coreia do Norte realize um novo teste nuclear, as três nações realizarão uma resposta conjunta e sem precedentes contra Pyongyang.

*Com informações do SBT News

© SDC - Todos os diretos reservados.