OMS: 90% da população mundial tem algum nível de imunidade contra covid

Segundo diretor-geral da organização, Tedros Adhanom, proteção foi adquirida por meio da vacinação ou infecção anterior.

Por Redação
Publicado em 3 de dezembro de 2022 às 09:18
...

A Organização Mundial da Saúde (OMS) concluiu que cerca de 90% da população mundial já possui, neste estágio da pandemia, “algum nível de imunidade” contra a covid-19. A informação foi divulgada nesta 6ª feira (02.dez) pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, em coletiva de imprensa.

“A OMS estima que ao menos 90% da população mundial têm agora algum nível de imunidade ao Sars-CoV-2 devido a uma infecção anterior ou à vacinação”, informou Tedros Adhanom.

Apesar do dado, que pode indicar o fim do período mais crítico da crise sanitária global, o diretor-geral da OMS ponderou que é necessário cautela.

“As lacunas na vigilância, nos testes, no sequenciamento e na vacinação continuam criando as condições perfeitas para o surgimento de uma variante preocupante, que pode causar mortalidade significativa”, alertou Adhanom.

Tedros Adhanom lembrou ainda que, no fim de semana passado, completou um ano que a OMS relatou o surgimento da Ômicron. Até o momento, já foram identificadas aproximadamente 500 subvariantes da Ômicron, todas consideradas altamente contagiosas.

“Estamos muito mais perto de poder dizer que a fase de emergência da pandemia terminou, mas ainda não chegamos lá”, concluiu o diretor-geral da organização.

Desde o início da pandemia, foram confirmados mais de 640 milhões de casos do novo coronavírus em todo o mundo – número que tende a ser muito maior, devido às subnotificações. O total de óbitos, que também pressupõe-se ser superior, já chega a 6,6 milhões.

*Com informações do SBT News

© SDC - Todos os diretos reservados.