Alergia emocional existe? Saiba tudo sobre a lesão de pele causada pelo estresse e ansiedade
É um tipo de reação relacionada a alguma doença psicossomática, que configura uma doença psicológica refletida em sintomas no corpo

Lesões na pele que surgem “do nada”, sem motivo aparente, que podem coçar ou não, ter vermelhidão ou bolinhas e bolha no corpo, podem ser alergia emocional. “Esse tipo de alergia é uma condição que ocorre quando o organismo apresenta uma resposta imunológica exacerbada diante de situações relacionadas às nossas emoções, como ansiedade e estresse, levando a alterações físicas no corpo”, explica Dra. Sônia Palma, psiquiatra da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Segundo a médica, as causas desse tipo de lesão ainda são um pouco desconhecidas; mas, como ela nos contou em entrevista, geralmente está relacionada a um episódio de pico de estresse ou ansiedade – e há até quem a chame de “alergia de estresse”. Ou seja, se você percebeu algo diferente na pele, sem ter comido, bebido ou usado algo fora do usual, analise também o seu estado emocional dos últimos tempos.“Suas causas ainda não são bem conhecidas, mas pode estar relacionada com situações de depressão, ansiedade e estresse no geral”.
Como o próprio nome já diz, a alergia emocional está diretamente ligada ao psicológico, motivo este que faz com que ela tenha crescido muito durante o período da quarentena. Para nos ajudar a entender melhor sobre a condição, entrevistamos duas especialistas e elencamos as principais dúvidas e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
O que é alergia emocional?
“É um tipo de reação relacionada a alguma doença psicossomática, que configura uma doença psicológica refletida em sintomas no corpo”, diz a dermatologista especializada em alergias, Fernanda Nichelle. Segundo a médica, existem pacientes que têm a tendência genética de desenvolver alterações devido ao estresse. Deste modo, as emoções podem desencadear uma reação ou ainda piorar doenças preexistentes, como dermatite atópica e psoríase.