Alergia emocional existe? Saiba tudo sobre a lesão de pele causada pelo estresse e ansiedade

É um tipo de reação relacionada a alguma doença psicossomática, que configura uma doença psicológica refletida em sintomas no corpo

Por Redação
Publicado em 5 de dezembro de 2022 às 18:40
...

Lesões na pele que surgem “do nada”, sem motivo aparente, que podem coçar ou não, ter vermelhidão ou bolinhas e bolha no corpo, podem ser alergia emocional. “Esse tipo de alergia é uma condição que ocorre quando o organismo apresenta uma resposta imunológica exacerbada diante de situações relacionadas às nossas emoções, como ansiedade e estresse, levando a alterações físicas no corpo”, explica Dra. Sônia Palma, psiquiatra da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Segundo a médica, as causas desse tipo de lesão ainda são um pouco desconhecidas; mas, como ela nos contou em entrevista, geralmente está relacionada a um episódio de pico de estresse ou ansiedade – e há até quem a chame de “alergia de estresse”. Ou seja, se você percebeu algo diferente na pele, sem ter comido, bebido ou usado algo fora do usual, analise também o seu estado emocional dos últimos tempos.“Suas causas ainda não são bem conhecidas, mas pode estar relacionada com situações de depressão, ansiedade e estresse no geral”.

Como o próprio nome já diz, a alergia emocional está diretamente ligada ao psicológico, motivo este que faz com que ela tenha crescido muito durante o período da quarentena. Para nos ajudar a entender melhor sobre a condição, entrevistamos duas especialistas e elencamos as principais dúvidas e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

O que é alergia emocional?

“É um tipo de reação relacionada a alguma doença psicossomática, que configura uma doença psicológica refletida em sintomas no corpo”, diz a dermatologista especializada em alergias, Fernanda Nichelle. Segundo a médica, existem pacientes que têm a tendência genética de desenvolver alterações devido ao estresse. Deste modo, as emoções podem desencadear uma reação ou ainda piorar doenças preexistentes, como dermatite atópica e psoríase.

© SDC - Todos os diretos reservados.