Lula se encontra hoje com conselheiro de segurança dos EUA

Jake Sullivan fará convite para visita a Biden; autoridades americanas têm reunião com equipe de Bolsonaro

Por Redação
Publicado em 5 de dezembro de 2022 às 07:53
...

Em meio a espera para a nomeação do futuro ministro da Defesa, o conselheiro de segurança dos Estados Unidos, Jake Sullivan, se reunirá com o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta segunda-feira (5). Para aliados do petista, o encontro é positivo porque indica aproximação do novo governo com os norte-americanos.

Na reunião, Sullivan deverá fazer o convite oficial para Lula se encontrar com o presidente norte-americano, Joe Biden. Eles também deverão discutir questões climáticas e de segurança alimentar.

Além do petista, participam da conversa membros do alto escalão da Casa Branca e integrantes do Grupo de Trabalho para as Relações Exteriores, como Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores e da Defesa. 

O conselheiro de segurança de Biden também vai se reunir com representantes do presidente, Jair Bolsonaro (PL), quando estiver no Brasil. Em agosto de 2021, Sullivan veio país e se encontrou com o atual presidente, além de membros de seu governo, como o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, e o vice-presidente, Hamilton Mourão.

Lula encontra Biden

Na última sexta-feira (2), Lula disse que pode viajar para encontrar com Joe Biden depois do dia 12 de dezembro, quando for diplomado. 

Segundo Lula, Biden e ele têm muita “coisa para conversar”.

“O estrago que o (ex-presidente Donald) fez nos Estados Unidos foi o mesmo que Bolsonaro fez aqui. Quero conversar sobre política, guerra da Ucrânia… Eu vou falar para o Biden que não precisa de guerra”, afirmou o petista, que concedeu entrevistas à jornalistas na sede do governo de transição, em Brasília.

© SDC - Todos os diretos reservados.