Vereador revela que MP já abriu inquérito sobre situação do transporte público de São Luís
São Luís teria recebido R$ 10 milhões do Governo Federal para o transporte público

O vereador Chico Carvalho (Avante) se posicionou na Câmara Municipal de São Luís sobre a nova ameaça de greve do transporte público da capital maranhense. Ele relembrou que o Ministério Público instaurou um inquérito civil para apurar possíveis irregularidades no setor.
Segundo o parlamentar, o inquérito é fruto da Comissão Parlamentar de Inquérito, intitulada CPI do Transporte, realizada pela Câmara de São Luís, que fez investigações também nesse sentido e apresentou no seu relatório final uma série de recomendações visando melhorias na prestação do serviço.
Chico Carvalho, que foi o presidente da comissão, reforçou a informação do repasse de quase 10 milhões ao cofre da Prefeitura de São Luís, pelo governo federal, com o objetivo de auxiliar na manutenção do sistema público de transporte e cobrou explicações frente à nova ameaça de greve.
“Infelizmente, esse caos não se dá apenas na nossa cidade, mas quase no Brasil inteiro. Então, venho endossar o pedido do vereador Manoel Filho pela realização da Audiência Pública para que o secretário Diego Baluz posso dar as explicações necessárias e assim evitar a greve”, finalizou.
O vereador Raimundo Penha (PDT) também falou sobre a situação.
“Uma situação de emergência requer uma solução de emergência. Devemos convocar o secretário da pasta e também o sindicato patronal para que possamos discutir a questão e evitar que essa paralisação do serviço seja concretizada. A população não deve passar por esse problema”, frisou Raimundo Penha.
O sindicato da categoria de rodoviários informou, na última semana, que irá deflagrar greve dentro de 72 horas, caso não seja feito o pagamento do 13º salário em parcela única. O sindicato patronal sugeriu o pagamento em parcelas, o que não foi aceito pelos trabalhadores.