“Deu Match”: Campanha para prevenir e diagnosticar HIV e Aids é lançada no MA

Este ano o alvo são adolescentes e jovens, público com maior aumento entre os novos positivos.

Por Assessoria
Publicado em 7 de dezembro de 2022 às 09:46
...

A abertura da campanha “Deu Match! Curta e Compartilhe a prevenção!” acontece nesta quarta-feira (7), a partir das 16h, na Praça Nauro Machado, no Centro Histórico de São Luís. Este ano, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) busca aproximar o Dezembro Vermelho, mobilização de luta contra HIV/Aids, de adolescentes e jovens, público com maior aumento entre os novos positivos.

Para garantir a proteção contra o vírus, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta gratuitamente um conjunto de medidas conhecido como Prevenção Combinada.

Dentre as formas disponíveis, estão os testes rápidos, preservativos masculino e feminino, vacinação contra doenças sexualmente transmissíveis (Hepatite B e Papilomavírus Humano – HPV), medicações para pré e pós-exposição a situações em que exista o risco de contato com o vírus HIV, além de exames de pré-natal para gestantes como forma de prevenção da transmissão vertical.

Na ação desta quarta-feira (7), a SES fará atividade de sensibilização com o público e distribuição de preservativos. Ao longo do mês, a campanha também será levada para escolas, comunidades quilombolas, pessoas em situação de rua, bem como unidades com adolescentes cumprindo medidas socioeducativas.

Até o mês de outubro de 2022, o Maranhão notificou 1.852 casos positivos para HIV. Em todo o ano passado, o estado registrou 2.299 pessoas com HIV.

© SDC - Todos os diretos reservados.