Presidente do Peru é destituído após tentar dissolver Congresso

Vice-presidente Dina Boluarte assume o poder no lugar de Pedro Castillo.

Por Redação
Publicado em 7 de dezembro de 2022 às 17:45
...

Menos de uma hora após anunciar que iria dissolver o Congresso Nacional, o presidente do Peru, Pedro Castillo, foi destituído do cargo, que agora será ocupado pela vice-presidente do país, Dina Boluarte. O ex-presidente também foi detido pela Polícia Nacional e conduzido à sede da prefeitura de Lima 

Castillo tinha a intenção de iniciar um “governo de emergência excepcional” e chegou a convocar novas eleições legislativas. Em pronunciamento, nesta 4ª feira (7.dez), ele afirmou que o Congresso do país tem utilizado poderes para impedir o seu governo desde que tomou posse, em 2021. Ele também afirmou existir uma “ditadura parlamentar” e disse que os congressistas atuaram contra a democracia.

“Adversários políticos mais extremos se unem para fazer o governo fracassar para tomar o poder sem terem ganhado as eleições”, declarou Castillo.

“Tomamos a decisão de dissolver temporariamente o Congresso da República e instaurar um governo de emergência excepcional”, afirmou em outro momento do vídeo. Castillo ainda argumentou ter enviado ao Congresso mais de 70 projetos de Lei de interesses populares, sem que as propostas evoluíssem.

No entanto, o Congresso, que já ia votar um processo de impeachment contra Castillo antes do anúncio, prosseguiu com uma moção de vacância, e por 101 votos a favor, 6 contra e 10 abstenções, destituiu o presidente. 

*Com informações do SBT News

© SDC - Todos os diretos reservados.