Itamaraty diz que acompanha situação no Peru com “preocupação”

Governo brasileiro desejou "êxito" à nova presidente peruana, Dina Boluarte.

Por Redação
Publicado em 8 de dezembro de 2022 às 15:22
...

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil disse nesta 4ª feira (7.dez), em comunicado, que o Governo Federal “acompanha, com preocupação, a situação política interna no Peru que levou à destituição constitucional do presidente Pedro Castillo pelo Congresso e à sua sucessão pela vice-presidente Dina Boluarte”. Castillo foi preso pela Polícia Nacional peruana após a destituição, que ocorreu por denúncias de golpe de Estado devido a uma tentativa do político de dissolver o Parlamento do país.

Em seu comunicado, o Itamaraty diz que a tentativa e o anúncio pelo político de um chamado governo de emergência excepcional são “incompatíveis com o arcabouço normativo constitucional” local da nação vizinha e “representavam violação à vigência da democracia e do Estado de Direito”. “Espera-se que a decisão constitucional do Congresso peruano represente a garantia do pleno funcionamento do Estado democrático no Peru”.

Ainda segundo o Itamaraty, o governo brasileiro está disposto a manter “as sólidas relações de amizade e cooperação que unem” o Brasil e o Peru e deseja “êxito” à nova presidente do país, Dina Boluarte, no posto.

*Com informações do SBT News

© SDC - Todos os diretos reservados.