SAF apresenta projeto sobre a redução do uso do fogo e entrega equipamentos em Rosário

O projeto visa a modernização e o fortalecimento da agricultura familiar

Por Redação
Publicado em 15 de dezembro de 2022 às 16:38
...

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) deu início ao projeto de Redução do Uso do Fogo, com apresentação das ações e entrega de equipamentos na sede da Associação dos Pequenos Agricultores Rurais Quilombolas de Boa Vista, em Rosário.

O projeto visa a modernização e o fortalecimento da agricultura familiar, por meio de práticas mais sustentáveis, que garantam a prevenção e o combate às queimadas na localidade, além de promover atividades voltadas ao desenvolvimento organizacional social na região. No decorrer das etapas do projeto, também serão realizadas capacitações para a comunidade local.

A associação quilombola de Boa Vista está entre as selecionadas, no âmbito nacional, para receber aporte financeiro do Fundo Casa Socioambiental, uma organização que busca promover a conservação e a sustentabilidade ambiental, a democracia, o respeito aos direitos socioambientais e a justiça social por meio do apoio financeiro e fortalecimento de capacidades de iniciativas da sociedade civil na América do Sul.

Para a quebradeira de coco babaçu, Pinha Moreira, o projeto será extremamente importante para as famílias. “O projeto beneficiará toda nossa comunidade, pois enfrentamos algumas dificuldades por falta de equipamentos e com o apoio que estamos recebendo hoje, vamos melhorar muito nossa maneira de trabalhar”, disse.

No total foram entregues 20 itens, incluindo monocultivador tratorito, roçadeiras, trituradores e abafadores de incêndio. Os equipamentos foram adquiridos por meio do projeto Fundo Casa Socioambiental.

O secretário adjunto da SAF, Jadiel Lins, enfatiza a importância de termos o quilombo do município de Rosário selecionado no projeto. “Hoje, os gestores da SAF juntamente com os técnicos da superintendência de tecnologias sociais, realizaram a entrega e a apresentação do projeto para a comunidade para que os agricultores possam ampliar o desenvolvimento sustentável e os trabalhos no campo”, comentou.

Participaram da ação, também, os secretários adjuntos da SAF, Sandro Montenegro e Jadiel Lins; o superintendente de tecnologia social, Anysio Augusto de Oliveira; supervisores técnicos da SAF, Letícia Ramos e Fernando Oliveira, e representantes da comunidade.

© SDC - Todos os diretos reservados.