Casos de malária em Rosário são descartados após exame de contraprova

Os novos exames foram enviados para detecção de outras doenças

Por Bruna Dutra
Publicado em 12 de janeiro de 2023 às 09:58
...

Segundo notas lançadas nesta quarta-feira (11) por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e pela Prefeitura de Rosário, uma reanálise comprovou que o município não estaria enfrentando um surto de malária. O Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen-MA) executou a contraprova nas amostras e todos os exames apresentaram resultado negativo para a doença.

A nota ainda informa que apesar dos casos descartados, a cidade iniciou imediatamente o protocolo com todas as medidas necessárias para o combate à malária. De acordo com as informações, os pacientes foram medicados e acompanhados com base nos sintomas e diagnósticos feito em laboratório. Além disso, suas casas foram borrifadas com inseticidas de efeito residual para evitar a disseminação.

Após a realização dos exames, a Lacen-MA ainda enviou as amostras para a Fundação Evandro Chagas. Localizado em Belém, no Pará, o laboratório é uma referência nacional e lá haverá uma investigação para detectar outras doenças, já que os rosarienses ainda apresentam sintomas como febre, dor de cabeça e fraqueza.

Confira a nota na íntegra:

(Foto: Reprodução/Instagram)

© SDC - Todos os diretos reservados.