Devo castrar minha cadela?

A castração ajuda a prevenir e a tratar doenças diretamente relacionadas ao sistema reprodutivo ou estimuladas pelos hormônios que ele produz além de evitar a gravidez indesejada e a superpopulação.

De acordo com a Dra Kenia Sonja, Médica Veterinária da Terra Zoo, a cada seis meses, as fêmeas passam pela fase de cio. Nesse período, pode ou não haver um pequeno sangramento vaginal normal.

“A castração consiste em remover cirurgicamente o útero e os ovários, sendo esses últimos os responsáveis pela geração de óvulos e principais envolvidos na produção dos hormônios reguladores do ciclo reprodutivo, atuando também nas fazes de gestação e amamentação.”, explica a especialista.

A médica veterinária explica quais os benefícios, riscos e mitos envolvidos quando o tema é castração.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA CASTRAÇÃO?

A fêmea castrada não produz os hormônios estrógeno e progesterona, reguladores do ciclo reprodutivo, e deixa de ter o útero para abrigar eventuais fetos, o que a impede de se reproduzir e de apresentar cio (não há mais sangramento semestral).

Quanto mais jovem for a cadela a ser castrada, mais a reprodução dos níveis hormonais contribuirá para a prevenção de tumores de mama.

QUAIS OS RISCOS AO SE CASTRAR A FÊMEA?

Observa-se que algumas fêmeas ganham peso após a castração, o que pode ser controlado com dieta alimentar e com uma rotina de exercícios.

A castração, especialmente antes do primeiro cio, pode acarretar genitália juvenil (órgãos genitais pouco desenvolvidos), incontinência urinária e infecções de pele. O risco de complicações durante a cirurgia é maior em comparação com a castração do macho, por envolver a abertura da cavidade abdominal, mais torna-se muito reduzido quando realizado por um cirurgião de qualidade acompanhada por médicos veterinários capacitados.

MITOS EM RELAÇÃO A CASTRAÇÃO

Macho castrado perde a vivacidade e a alegria.

Kenia Sonja alerta que não é verdade, apesar de alguns animais se tornarem um pouco mais pacatos, continuarão felizes e ativos quando estimulados a brincar.

A castração é indicada para diversos fins e seu risco é pequeno, quando comparado aos benefícios preventivos e terapêuticos. Todavia, mesmo sendo uma intervenção cirúrgica comum, não deve ser subestimada. Precisa, por isso, ser sempre executada por médicos-veterinários qualificados (cirurgião e anestesista). Eles a realizarão depois de uma apropriada avaliação pré-operatória, com exames adequados, em um estabelecimento que possibilite o uso de materiais cirúrgicos e stéreis e de anestesia do tipo inalatória.

PASSO A PASSO PARA REALIZAR A CASTRAÇÃO DE FORMA SEGURA

  1. A Terra Zoo oferece consultas especializadas em todas as unidades para avaliação clínica. A avaliação é um importante instrumento para garantir um procedimento seguro e responsável.
  2. Após a avaliação, o tutor pode já realizar o agendamento para o procedimento em uma das unidades com centro cirúrgico, podendo ser nos consultórios das Lojas Forquilha ou Cohama.
  3. O tutor e seu pet receberão toda orientação e suporte necessário para uma recuperação cuidadosa e com saúde.

Tags: cachorro, castração, doenças, sistema reprodutivo, Terra Zoo