Situação no território Yanomami “exige a união das instituições”, diz Pacheco

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se manifestou neste sábado (21.jan) sobre a crise social observada no território Yanomami em Roraima. No Twitter, o parlamentar chamou a situação no local de “desoladora” e disse que, para saná-la, as instituições precisam se unir.

“A desoladora situação vista na Terra Yanomami, em Roraima, onde centenas de indígenas, boa parte composta por crianças, morreram nos últimos anos em razão da falta de assistência, por doenças, por desnutrição e pelo avanço do garimpo ilegal, exige a união das instituições”, escreveu Pacheco. “Registro o comprometimento do Senado para, no que couber ao Legislativo, assegurar medidas contra essa tragédia que atinge o povo Yanomami”, complementou.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou ao estado como resposta às denúncias de desnutrição e falta de apoio à saúde na área indígena. Ao final da viagem a Roraima, ele comentou algumas das ações que serão tomadas pelo governo diante da desassistência sanitária.

Fonte: SBT News

Tags: presidente, rodrigo pacheco, Senado, Território Indígena, Yanomami