Conselho Indigenista denuncia caso de Guajajara encontrado morto

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) – Regional Maranhão denunciou, na última quarta-feira (25) o caso da morte de José Inácio Guajajara. A vítima era integrante da aldeia Jurema, localizada na Terra Indígena (TI) Cana Brava (MA). O corpo de José Inácio foi encontrado no dia anterior (24).

Suspeitas iniciais indicavam que José Inácio tivesse sido assassinado com disparos de arma de fogo, às margens da BR-226. Porém, o IML de Imperatriz constatou morte por infarto em laudo pericial.

José Inácio foi assassinado um dia após a realização de um encontro entre a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e lideranças da região de Araribóia. 47 caciques participaram do encontro, no qual foram relatados casos de violência e ameaças contra os Guajajara.

Assassinatos já foram registrados em 2023

O crime já é o segundo cometido contra os Guajajara em 2023. No último dia 9 de janeiro, no Maranhão, dois jovens foram alvejados enquanto percorriam rota na terra indígena Araribóia. Os dois foram atingidos por disparos na cabeça e precisaram passar por cirurgia emergencial.

Tags: Cana Brava, Indigena, indígenas, povos indígenas