O carnaval vem aí! Você está preparado para curtir a festa?

Para aproveitar bem todos os dias de blocos e desfiles, a recomendação é preparar-se fisicamente com exercícios e alimentação balanceada

Por Redação
Publicado em 31 de janeiro de 2023 às 10:43
...

Não basta escolher o destino, organizar a viagem e comprar os abadás e fantasias: para curtir o carnaval da melhor forma possível, é preciso preparar o corpo e se cuidar durante as festas. É a preparação que vai ajudar o folião a aguentar o ritmo dos blocos e desfiles, que envolvem muito tempo em pé e longos percursos, enquanto os cuidados durante o feriado vão reduzir os impactos da “maratona” e permitir uma recuperação mais rápida.

“É importante trabalhar o corpo de uma forma geral, não partes específicas, para que você tenha uma maior resistência”, recomenda o fitness coach mineiro Roberth Resende. Uma sugestão é fazer um desafio de treinos curtos – de 3 a 15 minutos – de alta intensidade. Para encontrar os treinos ideais, basta acessar o canal do coach no YouTube.

Os exercícios devem ser associados a uma alimentação balanceada. “Os alimentos devem ser antiinflamatórios e a pessoa precisa ingerir bastante água, no mínimo 2 litros por dia”, explica. Fazendo isso, é possível eliminar até 6 kg no período, além de fortalecer o corpo para o esforço que será feito ao longo do carnaval. 

Outra recomendação é fazer caminhadas ou corridas que simulem uma festa de carnaval. Conforme Resende, isso também pode contribuir para ampliar a resistência do corpo ao ritmo das comemorações do feriado. 

Durante e depois

Quem conseguir se preparar deve passar por blocos e desfiles de forma mais tranquila, com menos desgaste físico e dores musculares, por exemplo. Ainda assim, é importante tomar algumas medidas ao longo das festas para não abusar do corpo e, consequentemente, da saúde. “Durante o carnaval, a recomendação é moderar o consumo de álcool, beber bastante água e fazer todas as refeições”, orienta o fitness coach. 

Além de permitir que foliões cheguem ao fim de cada dia menos cansados, isso também contribui para evitar a redução da imunidade – a qual torna a pessoa mais suscetível a doenças.

Ao fim do feriado, a tendência é que, mesmo com todos os cuidados, o corpo pode estar intoxicado por álcool e desidratado. Para reverter essa situação, além de investir em hidratação e alimentação balanceada, é importante retornar às atividades físicas. “Recorra a corridas ou caminhadas que estimulem a sudorese e volte a fazer exercícios de força também, para recompor a massa muscular perdida durante o período das festas”, diz Resende.

Fonte: Assessoria/Roberth Resende

© SDC - Todos os diretos reservados.