Musicoterapia auxilia contra depressão, Alzheimer e outras doenças em São Luís

Promover saúde e bem-estar a partir de estímulos musicais que resgatem memórias e melhorem a qualidade de vida dos pacientes é o objetivo da musicoterapia, técnica que vem sendo utilizada pelo Centro de Referência Especializado de Atenção Integral a Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão (Creaispi) em São Luís, para tratar, de forma complementar ao tratamento médico, pacientes com depressão, Alzheimer e outras doenças degenerativas.  

As atividades de musicoterapia ocorrem nas tardes de terças e quartas-feiras, de forma individual ou coletiva, de acordo com as necessidades do plano terapêutico de cada paciente. Salas amplas, climatizadas, coloridas e com os recursos necessários.

Nesse ambiente, os idosos praticam exercícios de respiração e relaxamento, técnicas vocais, cantam, tocam instrumentos, ouvem canções, participam de jogos musicais, compõem, recriam, entre outras experiências musicais que estimulam a socialização, as funções cerebrais e os movimentos corporais.  

O Creaispi é um equipamento que integra a rede estadual de saúde e a musicoterapia é adotada como tratamento complementar à medicina convencional, prevista pela Política Nacional de Prática Integrativas (PNPICS).

As sessões no Creaispi são semanais e contemplam diferentes grupos terapêuticos, como Alzheimer, Parkinson, ansiedade e depressão, entre outras patologias. Há, ainda, a turma de reabilitação, voltada para idosos em tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Atendimentos

Inaugurado em março de 2022, o Creaispi é o primeiro Centro de Referência Especializado de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão.

O serviço é destinado a idosos que, após avaliação geriátrica, apresentem a necessidade de abordagem multidisciplinar especializada. O Centro fica localizado na Cohab e funciona no espaço do antigo centro social do bairro. 

Desde que foi implantado, há menos de um ano, o Creaispi realizou aproximadamente 3.500 atendimentos com musicoterapia. A maioria do público é de São Luís, mas o espaço atende também idosos de Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa – municípios localizados no entorno da capital.

SERVIÇO

O quê: Musicoterapia no Creaispi.
Quando: Nesta quarta-feira (8), às 15h.
Onde: Rua 13, Cohab Anil IV, no antigo endereço do CSU da Cohab.

Com informações da Assessoria de Comunicação | Secretaria de Estado da Saúde

Tags: idosos, pessoa idosa, Saúde