Número de mortos em terremoto pode ser 8 vezes maior, alerta OMS

Países do mundo enviam reforço para ajudar no resgate, incluindo equipes especializadas, cães farejadores e equipamentos

Por Jornalismo
Publicado em 7 de fevereiro de 2023 às 09:51
...

O número de mortos em decorrência dos fortes terremotos na Turquia e na Síria pode ser oito vezes maior, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Dois tremores atingiram a região com um intervalo de 12 horas na segunda-feira (06/02) — e foram contabilizadas mais de 5 mil mortes até agora (pelo menos 3.419 mil na Turquia; e 1.602 na Síria)

As equipes de resgate vasculham montanhas de escombros, enfrentando temperaturas congelantes e neve, em busca de sobreviventes.

Países do mundo todo estão enviando reforço para ajudar nas tentativas de resgate, incluindo equipes especializadas, cães farejadores e equipamentos.

O Serviço Geológico dos EUA informou que o primeiro tremor — de magnitude 7,8 — ocorreu às 04:17 do horário local (01:17 GMT) a uma profundidade de 17,9 km, perto da cidade de Gaziantep.

Sismólogos acreditam que foi um dos maiores já registrados na Turquia. E, de acordo com relatos de sobreviventes, levou dois minutos até parar.

Com informações da BBC Brasil | BBC News | Reportagem: Tiffany Wertheimer

Mais Lidas

© SDC - Todos os diretos reservados.