Suspeito de matar policial militar em São Luís é preso em São Paulo

O suspeito de matar o policial militar Itanihelio Montello Rocha em São Luís, em setembro de 2022, foi preso nesta terça-feira (7) pela Polícia Civil do Maranhão (PC-MA). O homem de 41 anos foi localizado em Sumaré, no estado de São Paulo.

O suspeito não teve a identidade divulgada e estava escondido em uma casa no jardim Maria Antônia em Sumaré. Descoberta, essa informação foi repassada à 1ª Delegacia de Repressão a Homicídios do DHPP.

Em investigações, a polícia constatou que o suspeito efetuou os disparos fatais na vítima. Segundo a PC-MA, ele foi auxiliado por outro envolvido, que lhe emprestou a arma e a motocicleta utilizadas no crime.

Esse envolvido foi localizado e preso em flagrante no dia seguinte ao crime – com as roupas ensanguentadas, a arma de fogo e o celular da vítima.

O envolvido preso na ocasião alegou ter dado os tiros que mataram Itanihelio Montello Rocha. Segundo a PC-MA, ele o fez por medo de ser morto pelo verdadeiro autor dos disparos.

O investigado preso em São Paulo havia seguido para o estado do Goiás em um ônibus clandestino, onde buscou esposa e filho e fugido para uma quitinete no bairro paulista onde foi localizado pela PC-MA.

Ainda de acordo com a PC-MA, durante as investigações do crime, a autoridade policial no comando aguardou a melhor oportunidade para que não houvesse risco de fuga e fosse efetuada a prisão do investigado.

Após o cumprimento das formalidades legais, o suspeito será trazido ao estado do Maranhão para ser interrogado, concluindo o inquérito policial.

O crime

Itanihelio Montello Rocha foi morto a tiros no dia 1º de setembro de 2022 por volta das 18h45 na Avenida Dois, no bairro do Angelim, São Luís – MA. O policial militar tinha 28 anos.

O crime foi registrado por uma câmera de segurança de um estabelecimento comercial do bairro. Nas imagens, é possível verificar que o policial militar estava sentado quando é abordado por um homem.

O policial chega a se abaixar no chão, mas acaba sendo revistado pelo criminoso, momento em que o PM reage e trava uma luta corporal com o assaltante. Na luta, o policial acaba sendo baleado.


A vítima chegou a ser socorrida e levada por um soldado que passava pela via para um hospital particular de São Luís, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Tags: morte de PM, PC-MA, PM-MA, Polícia Civil do Maranhão, Polícia Militar do Maranhão, policial militar