Cão idoso: dicas para cuidar bem do seu velhinho

Assim como acontece conosco, nossos pets também envelhecem e, com o passar dos anos chegam as doenças e as necessidades especiais dessa fase da vida. Com menos energia para brincadeiras, o cão idoso, ou seja, a partir dos 7 anos de idade para os cães de pequeno e médio portes e 6 anos para os maiores, cães velhinhos precisam de atenção especial. Um dos pontos é sua alimentação, que tem de ser rica em ferro para evitar anemias.

VITAMINAS IMPORTANTES PARA O CÃO NA FASE IDOSA

De acordo com o time de curadoria digital da Terra Zoo, a falta de vitaminas pode causar deficiência na imunidade, que já está prejudicada no paciente idoso. A boa notícia é que, com o avanço da medicina veterinária, a expectativa de vida dos pets aumentou. Ela praticamente dobrou em comparação aos anos 1980. O manejo nutricional correto em animais idosos diminui o ritmo ou impede a progressão de mudanças metabólicas associadas a idade, aumentando, assim, a longevidade e preservando a qualidade de vida.

Algumas vitaminas podem ser oferecidas e administradas sob orientação de um especialista. Separamos algumas opções com suas características.

Aderocal: é um suplemento nutricional vitamínico de uso oral para cães e gatos, ideal para aqueles pets que necessitem de suplementação de vitamina A e D3.

Ativi Ourofino: é um suplemento alimentar para cães e gatos destinado à suplementação de colágeno e dos minerais cobre, zinco, manganês e selênio, componentes que exercem suporte nutricional ao metabolismo da construção de estruturas articulares.

Compplet Mix Pet A-Z: suplemento vitamínico mineral aminoácido indicado para cães e gatos em qualquer fase da vida com objetivo de complementar a nutrição diária para animais que consomem dietas naturais ou que necessitam de suporte nutricional.

Geripet Mastigáveis: suplemento vitamínico mineral aminoácido indicado para suprir as principais demandas nutricionais de cães e gatos em idade avançada.

ATENÇÃO A ALIMENTAÇÃO

A orientação dada também por especialistas é sempre ficar atento à alimentação do seu idoso, principalmente se ele sofrer de doenças crônicas, como cardiopatias, doença renal ou hepática. Esses cães precisam de dietas específicas, como as rações terapêuticas indicadas pelo veterinário.

Menos calorias: o cão idoso necessita de menor aporte proteico e menor quantidade de calorias, ao passo eu um filhote precisa de bastante proteína para crescer e alta quantidade de calorias. Um animal senil chega a precisar de 20% menos calorias do que um animal adulto.

Mais gostoso: eles precisam de alimentos mais palatáveis e de fácil mastigação.

Alerta aos petiscos: eles podem ser muito prejudiciais pela quantidade de sal e gordura, então a melhor opção sãos petiscos naturais como cenoura, maça e melão.

Olfato reduzido: quando mais velho, o cão não tem o mesmo olfato de antes. Aquecer a ração para liberar o odor do alimento pode ajudar.

Comedouros: opte pelos mais altos, pois os velhinhos geralmente têm problema de coluna.

Fique atento e cuide bem do seu pet na melhor idade, no site da Terra Zoo é possível encontrar uma série de produtos adequados para essa fase. Na dúvida do produto que usar, converse com seu médico veterinário.

Fonte: Terra Zoo

Tags: brimcadeiras, Cão idoso, dicas, Mundo Terra Zoo, Terra Zoo