Adotar um pet pode ajudar no controle de doenças crônicas em humanos

De acordo com especialistas, ter um animal de estimação por perto pode ser um excelente auxiliar em tratamentos de pessoas.

Com a necessidade mecânica de alimentação, passeios, afeto e brincadeiras, os animais dependem de seus tutores – e isso pode ser bom para quem sofre de doenças crônicas.

Os benefícios dos animais no tratamento da saúde foram observados em 1860 por Florence Nightingale; ela escreveu que um jabuti de estimação chamado Jimmy levava grande consolo aos soldados feridos no hospital. Na década de 1960, o psicólogo infantil Boris Levinson observou que uma criança isolada, que não falava, começou a se comunicar de repente quando “Jingles”, o cão de Levinson entrou na sala. Nascia o campo da terapia assistida por animais, e hoje são comuns as visitas de animais treinados como terapeutas a hospitais e casas de repouso.

O QUE A CIÊNCIA DIZ

Cientistas relatam que o maior superpoder dos animais contra dores crônicas é o talento de atrair todo o foco e atenção. Quando você se distrai, você percebe menos a dor e, portanto, ela é menos sentida. Quando se cuida de animais, é preciso se manter presente, mesmo durante um surto de dor.

Os animais podem ajudar as pessoas no controle diário de doenças crônicas. De acordo com Mary Janevic, cientista pesquisadora da Universidade do Michigan, é o que acontece com quem sofre de dor crônica e busca intervenções não farmacêuticas. Em 2019, ela liderou um pequeno estudo com idosos com artrite, na dor lombar e outras doenças, e constatou que, além de melhorar o humor, os animais de estimação também forçavam os tutores a manter rotinas que aliviavam a dor a longo prazo. Entre elas, estavam os passeios diários, a alime ntação, a limpeza, o afeto e as brincadeiras.

COMO ADOTAR UM PET NA TERRA ZOO

Para quem deseja adotar um pet, a Terra Zoo possui vitrines de adoção de cães e gatos em algumas de suas lojas: Cohama, Calhau, Maiobão, Rio Anil, São Luís Shopping, Imperatriz.

Além disso, a Terra Zoo também realiza de tempos em tempos eventos de adoção de cães e gatos em parceria com ONGs e entidades protetoras de animais, e ainda dispõe de mascotes para adoção em suas lojas.

COMO ADOTAR UM PET NA TERRA ZOO?

O adotante precisa ser maior de idade;

Ter em mãos documento de identificação e comprovante de residência;

Precisa passar por uma entrevista com a ONG, visando avaliar questões como o perfil do adotante (e sua família), a rotina da casa, histórico com outros animais e a segurança.

Dá uma passadinha lá, sua saúde agradece.

Tags: adoção, doenças crônicas, pet