Eslováquia envia caças MiG-29 para auxiliar a Ucrânia

Nesta sexta-feira (17) o primeiro-ministro da Eslováquia, Eduard Heger, anunciou que vai entregar 13 caças MiG-19 de fabricação soviética à Ucrânia.

“Entregaremos 13 de nossos MiG-29 para a Ucrânia”, disse o primeiro-ministro. O político também ressaltou que seu país vai fornecer à Ucrânia o sistema de defesa aérea Kub.

A Eslováquia torna-se o segundo país da Otan a contribuir com equipamento militar para a Ucrânia. 

Na Rússia, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov disse que o país tem denunciado o envolvimento dos países da Otan no conflito com Kiev e afirmou que os caças serão destruídos.

Polônia e Alemanha também contribuem com a Ucrânia

A Polônia vai fornecer quatro jatos MiG-29, de fabricação soviética, à Ucrânia nos próximos dias. O anúncio foi feito pelo presidente polonês, Andrzej Duda. Com isso, o país será oficialmente o primeiro a enviar aviões de combate ao território que está sob ataque russo desde dezembro de 2021. Outro envio deve acontecer nas próximas semanas, segundo Duda. Ele disse que a Polônia possui “uma dúzia” desses caças. As aeronaves de guerra, segundo ele, estão em condição “plenamente operacional”. 

Antes da colaboração polonesa, a Alemanha já havia contribuído com a Ucrânia, por meio do envio de peças de reposição para a frota ucraniana. A estratégia tem o apoio dos Estados Unidos. No início da invasão russa, a Polônia havia sugerido o envio dos jatos. Washingto achou arriscado, sob a alegação de que a Rússia poderia entender que se tratava da entrada da Organização Tratado do Atlântico Norte (Otan) no conflito.
Washington mantém a posição mas disse apoiar a decisão polonesa, neste momento. Ainda assim, os Estados Unidos ainda não vão atender ao pedido de Kiev, de enviar os caças americanos F-16, mais modernos, para intervir no conflito e aumentar as defesas ucranianas. Como os MiG-29 já integrarem a frota de Kiev, os pilotos ucranianos não precisam de treinamento para operá-los.

Fonte: SBT News

Tags: caças, Eslováquia, guerra, ucrânia