Tempo de espera para tirar visto americano cresce e chega a 18 meses em SP

Demora acontece em meio ao acúmulo de pedidos não emitidos devido à pandemia de covid-19

Por Iranildo Franca
Publicado em 17 de março de 2023 às 07:48
...

Brasileiros que desejam viajar para os Estados Unidos precisam se planejar pouco mais de um ano antes. Isso porque, segundo a embaixada norte-americana, o tempo de espera para emissão do visto de turista/visitante no consulado em São Paulo chega a 549 dias, número superior ao registrado no fim do ano passado – 420. 

A espera para o visto B1/B2 também é grande nos consulados de Brasília e Rio de Janeiro, que demoram, em média, 469 dias e 451 dias para emitir o documento, respectivamente. Para tentar acelerar o processo, o governo dos Estados Unidos estendeu, em fevereiro, a autorização para que os consulados dispensem a entrevista presencial.

O Departamento norte-americano atribuiu o tempo de espera prolongado ao acúmulo de pedidos não emitidos devido à pandemia de covid-19. No site de solicitação, a entidade pede que o pedido para a emissão do documento seja enviada com “bastante antecedência”, já que as embaixadas tentam dar conta do volume.

De acordo com uma pesquisa do AG Immigration, apenas em janeiro os Estados Unidos emitiram 75.341 vistos de turismo para brasileiros. O número, o maior registrado desde 2018, representa um aumento de 10,67% sobre o mês anterior e responde ainda por 94,52% de todos os vistos expedidos para brasileiros em janeiro.

Fonte: SBT News

© SDC - Todos os diretos reservados.