Após China, mais quatro países derrubam embargo à carne bovina brasileira

O Ministério das Relações Exteriores informou que, após a China, mais quatro países derrubaram o embargo à carne bovina brasileira, retomando as importações. Segundo a pasta, que não revelou as nações citadas, os esforços concentram-se agora em reabrir o mercado em seis países: Bahrein, Cazaquistão, Catar, Irã, Rússia e Tailândia.

As importações foram temporariamente suspensas após o registro de um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecido com o mal da vaca louca, no Pará. Após estudos, o governo confirmou que a doença ocorreu de forma isolada e atípica – natural no rebanho bovino -, não apresentando risco à saúde pública.

Com a comprovação, o governo chinês decidiu retomar as compras, medida que foi acordada durante reunião entre o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ministro da Administração Geral da Aduana Chinesa (GACC), Yu Jianhua. Em nota, o Itamaraty afirmou ter recebido a notícia com satisfação.

Isso porque a China é o maior comprador de carne bovina do Brasil, totalizando, em 2022, cerca de US$ 7,5 bilhões em exportações, o equivalente a 1,1 milhão de toneladas de carne bovina. Com as restrições, no entanto, a quantidade do produto exportado registrou queda de 29% nas receitas de fevereiro. O resultado de março também será afetado.