Aumento de protestos na França fazem Rei Charles III adiar visita à Paris

O gabinete do presidente francês, Emmanuel Macron, informou, nesta sexta-feira (24), que a visita de Estado do rei Charles III, do Reino Unido, será adiada devido ao aumento dos protestos e greves no país. O monarca estava com desembarque previsto para domingo (26), em Paris, onde seria recebido por Macron.

Segundo o gabinete francês, a decisão foi tomada por ambos os líderes durante uma conversa telefônica. A administração informou ainda que a viagem, programada inicialmente de 26 a 28 de março, será reorganizada o mais rápido possível. Dentre a programação, estavam visitas no Arco do Triunfo e banquetes no Palácio de Versalhes.

O possível adiamento da visita estava sendo discutido desde o início da semana, quando as manifestações contra a aprovação da reforma da previdência ficaram violentas. Na noite de quinta-feira (23), por exemplo, os atos reuniram cerca de 3,5 milhões de pessoas no país e resultaram no incêndio de parte da Câmara Municipal de Bordeaux.

Os franceses protestam contra a medida, que, entre outras medidas, aumenta a idade mínima de aposentadoria de 62 para 64 anos. Na última quarta-feira (22), Macron concedeu uma entrevista televisiva e defendeu a aprovação da reforma, o que enfureceu ainda mais os manifestantes. “Essa reforma não é um luxo, é uma necessidade”, disse

Fonte: SBT News

Tags: Emmanuel Macron, frança, paris, protestos, Rei Charles III