Incêndio em centro de migrantes deixa 40 mortos no México

Um incêndio em um centro de migrantes em Ciudad Juarez, no México, deixou pelo menos 40 mortos. A cidade faz fronteira com El Paso, no Texas, e é um importante ponto de passagem para migrantes que querem entrar nos Estados Unidos. 

O incidente ocorreu na noite de segunda-feira (27) e, além das vítimas, deixou 29 feridos. A maioria em estado grave. Segundo o Instituto Nacional de Imigração (INM), estão entre os mortos migrantes da Guatemala, Honduras, El Salvador, Venezuela, Colômbia e Equador, sendo os guatemaltecos o maior contingente.

Superlotados, os centros de imigração no México vêm sendo alvo de críticas. Organizações de direitos humanos acusam os locais de criminalizar migrantes e requerentes de asilo na cidade. Eles também acusam as autoridades de abuso e uso de força excessiva na captura dos migrantes, em sua maioria venezuelanos.

Um tumulto no centro de migrantes em Tijuana, por exemplo, precisou ser controlado pela polícia e pelas tropas da Guarda Nacional depois que migrantes presos no local se revoltaram. Em novembro do ano passado, dezenas de migrantes se revoltaram no maior centro de detenção do México, na cidade de Tapachula, no sul, perto da fronteira com a Guatemala. Ninguém morreu em nenhum dos incidentes.

Segundo o presidente mexicano, Andrés Manuel Lópes Obrador, o incêndio desta segunda-feira (27) foi iniciado por migrantes detidos na instalação em protesto à notícia de que seriam deportados para os seus países de origem.

Fonte: SBT News

Tags: incêndio, incidente, méxico, migrantes, mortos