Rússia prende repórter do Wall Street Journal sob acusação de espionagem

A principal agência de segurança da Rússia prendeu nesta quinta-feira (30) um repórter norte-americano do Wall Street Journal sob acusações de espionagem. É a primeira vez que um correspondente dos EUA é detido por esse tipo de acusação desde a Guerra Fria.

Segundo o Serviço Federal de Segurança  (FSB) da Rússia, Evan Gershkovich, foi detido na cidade de Yekaterinburg, enquanto supostamente tentava obter informações classificadas.

O FSB, que é a principal agência sucessora da KGB da era soviética, alegou que Gershkovich “estava agindo sob ordens dos EUA para coletar informações sobre as atividades de uma das empresas do complexo industrial militar russo que constituem um segredo de estado”.

Em nota, o jornal norte-americano negou as acusações contra o seu funcionário e pediu sua libertação imediata. 

“O Wall Street Journal nega veementemente as alegações do FSB e busca a libertação imediata de nosso confiável e dedicado repórter, Evan Gershkovich”, disse o jornal. “Somos solidários com Evan e sua família.”

Gershkovich, que cobre a Rússia, Ucrânia e outras nações ex-soviéticas como correspondente no escritório do Wall Street Journal em Moscou, pode pegar até 20 anos de prisão se for condenado por espionagem.

O FSB observou que ele tinha credenciamento do Ministério das Relações Exteriores da Rússia para trabalhar como jornalista, mas a porta-voz do ministério, Maria Zakharova, disse que Gershkovich estava usando suas credenciais jornalísticas como cobertura para “atividades que nada têm a ver com jornalismo”.

Fonte: SBT News

Tags: acusação, espionagem, mundo, prisão, repórter, Rússia