Qualidade de vida possível: Terra Zoo orienta sobre os cuidados com pet cadeirante

Uma dúvida comum em algumas pessoas ao olhar um pet cadeirante é quanto a qualidade de vida, mas, saiba que é possível eles viverem de forma saudável e com tranquilidade.

O tema diversidade e inclusão também deve ser visto e discutido no universo pet. Cuidar de um cachorro já requer atenção direcionada e quando se trata de um pet cadeirante a alimentação, saúde, espaço, e sobretudo, tempo, devem ser tratados com mais atenção.

Para Ludymylla Silva, tutora da Vitoria (@vitoriaacachorrinha), a pet precisa de alguns cuidados especiais, porém, nada que dificulte a sua rotina.

“Como um pet cadeirante, a Vitória usa a fraldinha e precisa ser trocada pelo menos três vezes ao dia (de manhã, pela tarde e à noite), de restante, a alimentação e rotina são normais”, destacou a tutora.

A Vitória foi resgata por um casal após sofrer um atropelamento e ser abandonada em um lixão em condições precárias. Após ficar em lares temporários ela conheceu a Ludymylla por intermédio de uma amiga e foi amor à primeira vista. Durante esse processo a nova tutora que também é veterinária e especializada em fisioterapia animal, deu todo suporte na recuperação da pet, e em seguida realizou a adoção.

Animais portadores de deficiência física precisam ser amados e respeitados. Pelo fato da sua condição de deficiência, em geral sofrem bastante rejeição e preconceito, sobretudo em eventos de adoção.

Segundo Joyce Millene, protetora da ONG AMADA, ainda existe muita desinformação em torno do tema.

“Ainda olhamos muita gente deixando estes pets de lado e a maior dificuldade está na falta de informação”, afirma a protetora.

Há basicamente duas possibilidades de necessidades especiais no pet: em casos de acidente ou genética, em ambas as situações, existe uma série de fatores que podem apoiar no desenvolvimento do corpo do pet, trazendo mais qualidade de vida.

É importante sinalizar que em casos de condições especiais por acidentes, é essencial levar em consideração também o aspecto emocional do pet.

Para Pedro Figueiras, Médico Veterinário da Terra Zoo, em casos de acidente o pet entrará em uma nova condição física, gerando algumas limitações e consequentemente podendo ficar temporariamente triste e diminuindo a frequência de interação com a família.

“Este comportamento é aceitável inicialmente e a família deverá ficar atenta, dando cuidado e amor, bem como estimulando algumas brincadeiras e interações com o pet, sempre respeitando as limitações de suas deficiências em razão da recuperação.”, destaca doutor Pedro.

Nos casos que ocorre um acidente, o especialista destaca alguns pontos de atenção no cuidado com pet: existem alguns cuidados que podem facilitar essa adaptação, é importante atenção para a posição dos locais de comida e água, devendo ser colocados em local espaçoso e sem pontos de barreira.

Outro fator indispensável é quanto a dieta do pet, sendo essencial uma alimentação balanceada e com baixo teor de gordura para facilitar a locomoção do cachorro, evitando sobrecarga nas articulações, e assim, o organismo se recupera de forma mais rápida e saudável.

E PARA OS CASOS DE DEFICIÊNCIA DE NASCÊNCIA?

Outra condição possível, é aquela onde o pet já nasce com alguma deficiência. Da mesma maneira que acontece com os humanos, existem diversos fatores para as deficiências congênitas.

Grande parte das situações acontecem na gestação, porém, é possível que após o nascimento, o meio ambiente e mudanças físicas, a exemplo, da pressão arterial, possa ocasionar outras situações.

De acordo com o Centro de Reabilitação Ative, alguns cuidados são sugeridos para o pet cadeirante:

Tempo de uso

O tempo que seu cão passa em uma cadeira de rodas é um dos principais pontos que devem ser considerados. A orientação padrão é de que o pet passe por volta de 1 hora por dia na cadeirinha. É importante pegar sempre orientação do veterinário responsável para saber exatamente qual é o período recomendado para o pet.

Manutenção da cadeira

As cadeiras de rodas para cães também precisam passar por manutenções periódicas. Esse cuidado vai garantir que elas estejam funcionando adequadamente e que não estão prejudicando a saúde e postura do pet.

Segurança do pet

Adaptar o ambiente que o pet vive é fundamental quando se trata de um pet com deficiência, mas se torna ainda mais urgente quando o assunto é uma cadeira de rodas. Acidentes com esse produto não são incomuns e, por isso, todo cuidado é pouco. O local deve estar livre de degraus e demais obstáculos. Nos passeios é preciso atenção ao ambiente para evitar a colisão da cadeira com objetos que possam machucar o animal.

Um pet cadeirante pode viver com muito amor, carinho e cuidado quando o tutor compreende a maneira mais adequada para cuidar e tratar.

Tags: cuidados, pet cadeirante, qualidade de vida, Terra Zoo