Talibã mata líder por trás de atentado no aeroporto de Cabul, diz EUA

O porta-voz de segurança da Casa Branca, John Kirby, informou, nesta quarta-feira (26), que o grupo Talibã matou o suposto mentor do atentado no aeroporto de Cabul, em 2021, que matou 180 pessoas. Segundo o assessor, o homem era um funcionário-chave do Estado Islâmico e estava envolvido com ourtras operações no terminal.

A morte do terrorista, cuja identidade não foi revelada, aconteceu no sul do Afeganistão, no início de abril, quando o Talibã estava conduzindo uma série de operações contra o Estado Islâmico – responsável por diversos outros atentados no Afeganistão. Kirby informou que, na época, o grupo não estava ciente da responsabilidade do agressor.

O ataque terrorista aconteceu no dia 26 de agosto de 2021. Na data, milhares de cidadãos tentavam fugir depois que os Estados Unidos retiraram as tropas militares e o grupo Talibã tomou o poder do país. A explosão do homem-bomba aconteceu dentro do aeroporto da capital, matando cerca de 170 afegãos e 13 soldados norte-americanos.

O atentado foi um dos mais sangrentos dos últimos anos no Afeganistão, gerando uma série de críticas ao presidente Joe Biden. No início do mês, no entanto, a Casa Branca divulgou um documento alegando que a decisão do democrata foi resultado de acordos feitos pelo ex-presidente Donald Trump, que deixaram condições limitadas no assunto.

Fonte: SBT News

Tags: aeroporto, Atentado, cabul, casa branca, Estado Islâmico, EUA, talibã