Quatro nutrientes para diminuir a TPM

A tensão pré-menstrual (TPM) é caracterizada por um conjunto de sintomas físicos, emocionais e comportamentais. Normalmente esses sintomas aparecem na semana anterior à menstruação, e em alguns casos aliviam com o início do fluxo. Alguns deles são: dor de cabeça, cólica, inchaço, insônia, irritação, alteração no apetite.

Atualmente, há um total de 150 sintomas conhecidos na TPM que podem ser variáveis e inconstantes. A nutricionista Luciangêla Aguiar, aconselha investir em alimentos ricos em fontes de magnésio, vitamina B6, cálcio e vitamina D.

Vitamina B6: ajuda na formação de serotonina (hormônio do bem estar). Onde encontrar: semente de girassol, banana, abacate, castanha de caju.

Magnésio: Atua na diminuição de cólicas e enxaqueca. Onde encontrar: Arroz integral, folhosos verdes, cacau em pó, feijão preto, grão de bico.

Cálcio: Ajuda na absorção da vitamina D, e altos níveis dessa vitamina têm sido associado tanto na diminuição do risco do desenvolvimento de TPM, como na gravidade dos sintomas como depressão e fadiga.  Onde encontrar: Couve, chia, castanhas, gergelim leite, sardinha.

Vitamina D:  Diminui substâncias inflamatórias. Onde encontrar: Sol, gema do ovo, salmão.

Tags: nutrientes, Saúde, sintomas, TPM, vitamina