Alunos do Iema se preparam para disputar a Copa do Mundo de Robótica na Alemanha

Com apenas 16 anos, o estudante Mateus Campos Costa se prepara para o maior desafio de sua vida: ele é um dos seis estudantes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) classificados para etapa mundial da FIRA RoboWorld Cup (a Copa do Mundo de Robótica), que será disputada entre os dias 17 e 21 de julho de 2023, na cidade de Wolfenbüttel, na Alemanha. 

“É uma grande responsabilidade para um garoto de 16 anos ir para o exterior representar o Iema, que é uma grande instituição, assim como representar o Maranhão e o Brasil. É uma sensação incrível!”, relata Mateus, aluno do 3º ano do IEMA em São Luís. 

Estudantes do Iema conquistaram pódio em todas as modalidades e a primeira colocação em três categorias na etapa estadual do FIRA, realizada no Maranhão na semana passada.

Mais antiga competição de futebol de robôs do mundo, a FIRA (Federation of International Sports Association) RoboWorld Cup, foi fundada em 1996, na Coréia do Sul, e atualmente se destaca por usar o esporte em pesquisas de ponta na área da robótica. 

O IEMA tem participado do FIRA desde 2018, quando conquistou o primeiro título mundial em Taiwan, como a 3ª melhor equipe de robótica do mundo. Em 2019, ganhou o segundo título mundial na Coréia do Sul, como a 2ª melhor equipe de robótica do mundo.

Em 2021, equipes do IEMA conquistaram o 1º e 2º lugar mundial (São Luís/MA), e em 2022, o 2º e 3º lugar mundial (Guarulhos/SP). Agora, o próximo destino dos estudantes maranhenses será a Ostfalia University of Applied Sciences, palco do FIRA 2023, na Alemanha.

“Não é a primeira vez que vamos ao exterior. Já trouxemos conquistas da Coréia do Sul. Os estudantes estão desenvolvendo cada vez mais este DNA, esta potencialidade forte no campo da robótica”, avalia o gestor geral do Iema Pleno de São Luís, Jonhatan Camilo. 

Segundo Jonhatan Camilo, o ensino da robótica estimula o desenvolvimento cognitivo dos alunos em atividades extra sala de aula. “A robótica proporciona para eles esse desenvolvimento da criatividade, da solução de problemas, que vão servir para eles em várias áreas da vida”, opina o gestor.

Robótica: alunos autônomos, competentes e solidários

O coordenador de Robótica da rede Iema, Fábio Aurélio, aposta na qualidade da equipe Iema que vai disputar o mundial de robótica na Europa. Ele conta que os estudantes do instituto iniciam o primeiro contato com a disciplina robótica no 1º ano do Ensino Médio, mas só a partir do 2º e 3º anos eles começam a participar de torneios.

“A gente começa a robótica no 1º ano como uma disciplina, os alunos têm contato, tem o conhecimento com montagem e programação e a partir do 2º e 3º anos eles se envolvem na área das competições, por meio dos clubinhos e eletivas”, detalha Fábio Aurélio.

Os seis estudantes classificados entrarão em um regime de treinamentos aos finais de semana nos meses de maio e junho, com preparação ainda mais intensa em julho, na semana que antecede a competição, como explica o coordenador de robótica do Iema.

“Estes alunos já têm uma longa jornada na robótica, com várias conquistas. Nós conseguimos reunir o que nós temos de melhor no Iema, que são alunos autônomos, competentes e solidários”, aponta o coordenador. “Vamos levar o que há de melhor do Iema, do Maranhão e do Brasil”, completa.

Insipiração para as novas gerações

Oriundo de escola pública, o estudante Mateus Campos Costa sabe que uma eventual conquista na Alemanha, pode acabar servindo de inspiração para alunos das futuras gerações. 

“A minha referência foi outro aluno, que é um garoto do meu bairro, negro também, que ganhou fora do país. Acho que eu também posso me tornar referência para quem está chegando agora”, relata Mateus.

O Iema foi criado no dia 2 de janeiro de 2015, com o intuito de ampliar a oferta no Maranhão, de educação profissional, científica e tecnológica. O instituto é uma autarquia estadual maranhense, vinculada à Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Fonte: Assessoria Governo do Estado do Maranhão

Tags: alemanha, Copa do Mundo de Robótica, Educação, IEMA, Maranhão, robótica, tecnologia