Câmara aprova moção de repúdio a Lula por recepção a Maduro

A Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (31), uma moção de repúdio ao presidente Lula por conta da recepção do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, na segunda-feira (29), no Palácio do Planalto. 

Lula foi criticado na comissão pelo tom amistoso adotado com Maduro, posto que o atual regime na Venezuela é comumente apontado como uma ditadura.

O deputado Marcel van Hattem (Novo-ES) foi o autor do requerimento. Correligionários, como Marco Feliciano (Rep-SP) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP), votaram a favor da moção, criticando a pompa do governo brasileiro diante de Maduro.

O requerimento foi aprovado por 21 votos favoráveis, 11 e contrários. Ainda houve duas abstenções. A moção é considerada como uma posição da Câmara ao fato, e não só da Comissão.

Deputados da base justificaram a recepção a Maduro com base na retomada das relações diplomáticas entre Brasil e Venezuela, tendo em vista a reunião entre presidentes da América do Sul no dia seguinte. Lula busca retomar negociações pela integração do continente.

Fonte: SBT News

Tags: camara, Lula, Maduro, moção