O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, previu nesta quinta-feira que a Suécia ingressará na Otan “em breve”, falando na Academia da Força Aérea dos Estados Unidos dias depois de sugerir um possível acordo para superar a oposição da Turquia à admissão do país nórdico. à aliança.

Biden, em um discurso de formatura com bandeiras em Colorado Springs, Colorado, alertou os graduados que eles entrarão no serviço em um mundo cada vez mais instável, citando desafios da Rússia e da China.

Na segunda-feira, Biden conversou com o presidente turco Recep Tayyip Erdogan para parabenizá-lo por sua reeleição. Biden disse a repórteres que Erdogan repetiu o desejo de Ancara de comprar caças F-16 dos Estados Unidos, enquanto Biden instou Ancara a abandonar sua objeção à adesão da Suécia à OTAN.

Em seu discurso de formatura, Biden disse que a OTAN é mais forte, apesar da tentativa do presidente russo, Vladimir Putin, de quebrar a aliança com sua invasão da Ucrânia. É reforçado ainda mais, disse ele, pela recente admissão da Finlândia, “e em breve, da Suécia”.

“Isso vai acontecer, eu prometo a você”, disse ele, mas não forneceu detalhes.

Na segunda-feira, Biden disse que falaria com Erdogan novamente em breve. A cúpula anual da OTAN será em Vilnius, Lituânia, em julho.

Na terça-feira, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, instou a Turquia a finalizar imediatamente a adesão da Suécia à OTAN, dizendo que o país já havia tomado medidas significativas para lidar com as objeções de Ancara à sua adesão.

A Casa Branca negou que Biden esteja buscando um acordo com a Turquia para retirar sua oposição em troca de F16s.

O presidente de 80 anos, que busca a reeleição em 2024, levantou-se, aparentemente imperturbável com o ar rarefeito durante a apresentação de mais de 900 diplomas, apertou as mãos e saudou os formandos de uniforme azul. A Academia da Força Aérea fica a 2.212,3 metros acima do nível do mar.

Biden deixou claro que os Estados Unidos não recuariam diante do desafio colocado pela China em meio a profundas tensões no relacionamento.

“Os Estados Unidos não buscam conflito ou confronto com a China. A China e os Estados Unidos devem ser capazes de trabalhar juntos onde pudermos para resolver alguns desafios globais, como o clima”, disse ele.

“Mas estamos preparados para uma competição vigorosa”, disse ele, acrescentando que os Estados Unidos defenderão seus interesses e os de seus parceiros.

O presidente enfatizou o apoio dos EUA à Ucrânia na guerra com a Rússia.

“O apoio do povo americano à Ucrânia não vai diminuir”, disse Biden.

Fonte: REUTERS

Tags: biden, colorado, Erdogan, força aeria dos estados unidos, OTAN