Zelensky aceita horário para reunião com Lula em Nova York, diz Planalto

Líderes de Brasil e Ucrânia devem se reunir presencialmente pela primeira vez na quarta-feira (20), às 16h

Por Jornalismo
Publicado em 18 de setembro de 2023 às 14:53
...

Segundo o Palácio do Planalto, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky aceitou a sugestão de horário oferecida por diplomatas brasileiros para uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Nova York.

Nesta segunda-feira (18), que Lula ofereceu a Zelensky uma abertura de agenda às 16h da quarta-feira (20), após seu encontro com o presidente americano Joe Biden.

“O governo propôs aos ucranianos um horário na tarde de quarta, após o compromisso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente Joe Biden”, informou a Secretaria de Comunicação Social (Secom).

O local oferecido para a reunião é o hotel em Nova York onde o presidente brasileiro está hospedado.

A sugestão foi recebida inicialmente com hesitação pela delegação ucraniana, porque Zelensky tem viagem prevista para a capital americana de Washington justamente na tarde de quarta-feira.

Pedido de reunião partiu do lado ucraniano

Autoridades do país europeu informaram que o pedido foi feito formalmente pela Embaixada da Ucrânia em Brasília há duas semanas, mas não houve oferta de horário em resposta.

O Itamaraty afirmou que trabalhou nesse período para encaixar agendas para que o encontro ocorra.

Segundo a diplomacia brasileira, Lula recebeu mais de 50 pedidos de bilaterais com chefes de Estado e agências da ONU, o que dificultou a questão da agenda.

Inicialmente, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, havia afirmado que o convite tinha partido de Lula.

Fonte: CNN Brasil

Mais Lidas

© SDC - Todos os diretos reservados.