Dia da Proclamação da República: confira o funcionamento do comércio

Alguns serviços essenciais e não essenciais devem ter alteração no horário de funcionamento.

Por Jornalismo
Publicado em 14 de novembro de 2023 às 08:41
...

Na próxima quarta-feira (15), o feriado do Dia da Proclamação da República pode ser movimentado no comércio de São Luís. Alguns serviços essenciais e não essenciais devem ter alteração no horário de funcionamento.

Comércio

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) informa que o comércio lojista situados em ruas, avenidas, galerias e centros comerciais da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) podem abrir as portas, no feriado, das 8h às 18h, e as lojas de Shopping Centers, das 10h às 22h.

As empresas que decidirem funcionar na quarta-feira, (15), devem pagar as horas trabalhadas com acréscimo de 100% sobre o valor da hora normal aos empregados, uma vez que o trabalho nesse dia é considerado extraordinário. Além disso, deve ser paga uma gratificação no valor de R$ 40,00 aos trabalhadores convocados ao final do dia.

Aos empresários dos segmentos não compreendidos pela base sindical da Federação do Comércio, a orientação para a possível abertura ou não deve ser buscada junto ao sindicato patronal de cada categoria.

Agências Bancárias

De acordo com o Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA), as agências bancárias permanecerão fechadas durante o feriado. Os vencimentos de contas, incluindo boletos e contas de concessionárias, agendamento de pagamentos e envios de transferências foram prorrogados para o primeiro dia útil após a data.

Para ter acesso aos serviços, a população pode ter acesso aos terminais de autoatendimento e pelos aplicativos de celular e internet.

Shoppings

Tropical Shopping: O shopping funcionará das 10h às 18h durante o feriado da Proclamação da República.

Shopping da Ilha
Lojas e quiosques: 10h às 22h
Praça de alimentação: 12h às 22h
Supermercados: 9h às 22h

© SDC - Todos os diretos reservados.